Resenha: Geração de Valor 2 (Flávio Augusto da Silva)

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016



Título: Geração de Valor 2
Autor: Flávio Augusto da Silva
Edição: 1
Editora: Sextante
ISBN: 9788543103020
Ano: 2015
Páginas: 208



Sinopse: Nascido em uma família simples, com 18 anos Flávio Augusto da Silva decidiu decretar sua independência financeira e começou a vender relógios. Cinco anos depois, criou uma escola de inglês que se transformaria na famosa rede Wise Up e, em pouco tempo, passou a figurar entre os bilionários mais jovens do Brasil.Mas ele ainda não estava satisfeito. Queria fazer as pessoas entenderem que o sucesso é uma fórmula exata que todos podem aprender, desde que estejam dispostos a desafiar o pensamento corrente e desenvolver uma mentalidade vencedora.Para isso, idealizou o projeto Geração de Valor e passou a difundir sua experiência vitoriosa no Facebook, no Twitter, no YouTube, em um blog e no livro Geração de Valor, que logo se tornou um best-seller.Agora ele lança o Geração de Valor 2, uma nova coletânea de textos e charges inspiradores. Siga as dicas deste livro e não espere nem mais um dia para ir atrás dos seus sonhos.PARA COLHER SONHOS É PRECISO PENSAR FORA DA CAIXA A maioria das pessoas segue um padrão estabelecido e acredita que coisas exteriores a elas limitaram suas opções. Não são capazes de questionar o mundo que lhes foi apresentado e colecionam desculpas para não sair do lugar. Enquanto isso, um novo mundo continua sendo construído por aqueles que não medem esforços para mudar a própria história. Escolha o grupo de que você quer fazer parte.PARA COLHER SONHOS É PRECISO PLANTÁ-LOS A regra é clara: colhemos somente aquilo que plantamos. Se você fica satisfeito com qualquer coisa, a vida vai lhe dar qualquer coisa. Mas, se quiser o melhor, trabalhe por nada menos que isso. Persiga incansavelmente os meios para alcançar suas metas, sem desculpas esfarrapadas e falta de iniciativa.PARA COLHER SONHOS É PRECISO PERSEVERAR Todas as vezes que você se dá ao luxo de ficar de saco cheio e desiste de continuar a lutar pelo que quer, uma parte de seu futuro que você jamais vai conhecer imediatamente morre. Então não desista: transforme cada desafio e cada dificuldade em motivação. O sabor da conquista compensará toda a dedicação, o esforço e os riscos assumidos.



O livro Geração de Valor 2: Plantando Sonhos, Colhendo Conquistas vem ratificar as ideias ora apresentadas no livro 1 e ainda nos apresentar novos conceitos e ideais de vida do autor sobre várias questões dentre elas sociais, econômicas, comportamentais e etc.

Novamente partimos para a abordagem do Empreendedorismo, o autor quer difundir as ideias sobre o tema e motivar as pessoas a serem protagonistas de suas vidas e não meramente empregados, reféns de um salário mensal, o que torna o cidadão um “simples pagador de despesas” ao invés de um apaixonado pelo o que faz. Essa é a essência do livro, o famoso “X” da questão!

Nesse livro o leitor é retirado da sua zona de conforto mais uma vez, quando o autor começa a fazer diversos questionamentos pertinentes à assuntos do cotidiano, mostrando sua forma de pensar sobre determinados temas que até hoje são considerados meio que tabus, como por exemplo, a educação tradicional, que é tão criticada no livro, pois segundo o autor, os conhecimentos repassados em sala de aula deveriam ter utilidade no nosso dia a dia comocidadãos e não somente serem repassados com a finalidade de fazer uma simples prova!

Ainda, nos coloca em situações e aborda questões econômicas e sociais que estamos envoltos e sugere se estamos nos deixando vitimizar por determinadas situações ou se estamos fazendo algo para reagirmos e sairmos da inércia. A quebra de paradigmas e conceitos nesse livro é fantástica. Ressalto que o empresário Flávio Augusto faz questão de dizer que ele começou do zero, vindo da periferia do Rio de Janeiro e hoje é um dos bilionários mais jovens do Brasil, quebrando a ideia que só fica rico quem já nasceu rico ou a de que quem nasceu pobre vai morrer pobre. Abaixo mostro alguns trechos que fazem alusão ao que foi dito acima:

“O sucesso é uma ciência exata que todos podem aprender. Não é questão de sorte, sobrenome ou classe social”

“Levantar a bandeira do “é possível” é muito mais digno do que a bandeira  do “eu sou vítima”.”

“A sua inteligência lhe dá o privilégio de aprender tudo aquilo que desejar. Para isso, você só precisa assumir a posição de aluno, com humildade e com uma fome voraz de conhecimento. A sequência é esta: inteligência > humildade > aprendizagem.”

Assim como do primeiro, indico demais a leitura do segundo livro. Os livros não precisam ser lidos em sequência, pois não há ideia de continuidade neles, são independentes. Percebi que alguns trechos do segundo livro são repetições do primeiro, mas quero pensar que tal situação foi proposital, pois o autor queria de fato enfatizar seu posicionamento sobre o assunto abordado. 

A capa é igual a primeira, mudando somente a cor e a diagramação continuou linda, com as frases, as charges e os textos muito bem escolhidos e com propósitos adequados a proposta do livro.

Por fim, deixo vocês com esses três últimos trechos bem interessantes:

“Se falta de tempo realmente fosse uma justificativa para não tirar os planos de papel, somente os desocupados teriam sucesso”

“Aprender primeiro a SER, para depois FAZER, e, por consequência, TER.”

“Liberte-se do orgulho e permita-se aprender”

Pensem nisso! Evoluam e façam a diferença!

| comente (:

Postar um comentário

Ficarei muito feliz se você me der a honra de ter o seu comentário aqui no meu blog. O blog sobrevive dos seus comentários, seja legal, comente nos blogs que visita! :D