[Semana Especial PAX] Amizade? Amizade! Dicas de livros que falam sobre Amizade

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Olá pessoal! 

Este é o primeiro post da #SemanaEspecialPax da Editora Intrínseca. O livro Pax é um livro sobre a amizade verdadeira entre Peter e Pax, uma raposa. 




Peter e sua raposa são inseparáveis desde que ele a resgatou, órfã, ainda filhote. Um dia, o inimaginável acontece: o pai do menino vai servir na guerra, e o obriga a devolver Pax à natureza. Ao chegar à distante casa do avô, onde passará a morar, Peter reconhece que não está onde deveria: seu verdadeiro lugar é ao lado de Pax. Movido por amor, lealdade e culpa, ele parte em uma jornada solitária de quase quinhentos quilômetros para reencontrar sua raposa, apesar da guerra que se aproxima. Enquanto isso, mesmo sem desistir de esperar por seu menino, Pax embarca em suas próprias aventuras e descobertas.
Alternando perspectivas para mostrar os caminhos paralelos dos dois personagens centrais, Pax expõe o desenvolvimento do menino em sua tentativa de enfrentar a ferocidade herdada pelo pai, enquanto a raposa, domesticada, segue o caminho contrário, de explorar sua natureza selvagem. Um romance atemporal e para todas as idades, que aborda relações familiares, a relação do homem com o ambiente e os perigos que carregamos dentro de nós mesmos.
Pax emociona o leitor desde a primeira página. Um mundo repleto de sentimentos em que natureza e humanidade se encontram numa história que celebra a lealdade e o amor.

Sim, é super verdade que Pax emociona a gente desde a primeira página. Assim que li o primeiro capítulo soube que este se tornaria um dos melhores livros que li desde Extraordinário. Pensando em Amizade, a proposta do post de hoje é indicar livros que falam de Amizade. Vamos lá?!



  • O Pequeno príncipe - Antoine de Saint-Exupéry 
Acho que comentar sobre o que fala O pequeno príncipe é meio desnecessário. Todo mundo conhece a história clássica do principezinho que só queria fazer um amigo. Um livro clássico, atemporal e sem restrições de idade. Um dos mais belos livros que já li sobre a importância do amor e da amizade. 


Ah gente, quem me conhece sabe que eu amo Extraordinário mesmo, puxo o saco mesmo, falo bem mesmo e que indico mesmo porque esse é um dos melhores livros que já li na vida. Ele fala não só sobre amizade mas sobre diversos outros valores tão importantes quanto. Auggie tem uma deformidade facial e para algumas pessoas, isso pode ser um pouco difícil de lidar. Somente aqueles que te amam de verdade, seus verdadeiros amigos, não vão se importar com a sua aparência. Extraordinário fala de amor e respeito ao próximo, de amizade, lealdade, confiança e fé no ser humano. Nos mostra como um simples ato de gentileza pode mudar a vida de uma pessoa. E também que uma simples olhada torta pode culminar em algo muito ruim. Mesmo que uma pessoa seja diferente devemos tratá-la normalmente, pois tudo que ela quer é apenas ser normal. E August é assim, apesar de ser fisicamente diferente, ele só quer mostrar que é um garoto normal, que é fã de Star Wars e gosta de ciências, como eu ou como você! O mais legal é que no final, é notável a evolução de todos os personagens, sem excessão, não somente do August, mas como dos pais, irmãs, amigos e até do diretor da escola. O discurso do Sr. Buzanfa na formatura foi lindo e eu chorei. Ah, adorei os preceitos do Sr. Browne!

Clássico da literatura inglesa, O jardim secreto conta a história de duas crianças solitárias que decidem restaurar um jardim proibido, cujo mistério remete a um acidente ocorrido anos atrás. O Jardim Secreto é uma história de amizade, fé, humildade e descobertas. Mary aprendeu muitas coisas quando se mudou para a mansão, se antes ela tinha até quem a vestisse e colocasse a comida na sua boca, agora ela tem que se vestir sozinha e se não quiser comer sozinha terá que ficar com fome. De repente ela percebe que essas coisas não são nada demais e ela até descobre que pode ser prazeroso. Mary que no inicio era uma criança detestável passa a tratar as pessoas melhor, conhece animais e passa a amá-los e de repente o leitor, que no início a detestava, se pega gostando da menina. A descoberta do jardim é como se fosse a descoberta de um novo mundo para Dickon, Mary e Colin. Os três descobrem diversos sentimentos ao encontrar o jardim secreto, Colin aprende a andar, o Sr. Craven aprende a sorrir e Mary aprende a chorar, ela nunca chorara antes. 

Este é um livro que fala da amizade de 13 amigas, que se reúnem todos anos e trocam biscoitos e histórias. Eu amei o livro, principalmente aquilo que ele mais destaca: que a vida não é fácil, mas fica muito menos difícil levá-la quando se tem amigos com quem contar. O livro é recheado de lições de vida e de trechos que te fazem pensar sobre algumas certezas e concluir que não há certezas, que tudo depende da alegria, da indecisão, da tristeza, enfim, do sentimento que você está experimentando. Alguns me marcaram, como lições mesmo. Por mais que elas não expressem o que eu penso, me serviu para entender como o próximo pode se sentir. 

É um livro que nos faz refletir sobre a vida, a morte, família, amizade, dinheiro, etc. Com certeza este não é o tipo de livro que se deva ler apenas uma vez na vida, definitivamente você deve marcar suas partes favoritas e/ou as partes em que você certamente aprendeu alguma coisa. O livro me fez querer encontrar amigas tão preciosas quanto Julia, Madeline e Hannah e ter um lugar aconchegante como a casa de chá de Madeline para me encontrar com elas, e juntas compartilharmos idéias malucas, sonhos e projetos, decepções. Coisas de amigas, e que embora você tenha ficado triste por algum motivo, logo percebe que deve ficar feliz só em saber que tem amigas que estão lá esperando e torcendo por você. A amizade deu-se de forma gradual, à base da conquista de confiança, de maneira que chegou um ponto em que as três tornaram-se inseparáveis. O pão da amizade foi um laço que as uniu para a vida toda. Definitivamente este livro deve ser passado adiante, assim como O pão da amizade. 

Bônus:

  1. A culpa é das estrelas - John Green
  2. Marley e Eu - John Grogan
  3. Harry Potter - J. K Rowling
  4. O menino do pijama listrado - John Boyne
  5. O senhor dos Anéis - J. R. R. Tolkien

| comente (:

Postar um comentário

Ficarei muito feliz se você me der a honra de ter o seu comentário aqui no meu blog. O blog sobrevive dos seus comentários, seja legal, comente nos blogs que visita! :D