Resenha: As letras dos Beatles - A história por trás das canções (Hunter Davies)

sexta-feira, 23 de setembro de 2016



As letras dos Beatles - A história por trás das canções
Hunter Davies
ISBN: 9788542206104
Editora: Planeta do Brasil
Número de páginas: 384
Ano Edição: 2016

A primeira coletânea de manuscritos de letras dos Beatles já publicada!
Pela primeira vez, as versões originais das letras de músicas essenciais dos Beatles são agrupadas em livro após exaustiva pesquisa. Além disso, “As letras dos Beatles” traz várias delas que nunca haviam sido publicadas. Esses documentos hoje pertencem a colecionadores e a amigos dos Beatles, muitos deles sob a custódia de museus e universidades mundo afora. Hunter Davies conviveu com os Beatles no apogeu da banda e escreveu sua primeira e única biografia autorizada. Desde então, pesquisou e encontrou mais de cem letras de suas músicas, escritas à mão, que são reproduzidas aqui. Os Beatles compunham a qualquer hora, em qualquer lugar: as músicas podiam começar no verso de um envelope, num guardanapo ou num papel de carta de hotel. Esses escritos, entre eles vários rascunhos e versões revisadas, propiciam uma visão única e íntima do marcante processo criativo dos maiores compositores de música popular de todos os tempos: o que eles pensavam, como mudavam de ideia e de que maneira realizavam letras de músicas hoje conhecidas em todo o mundo. Cada música é considerada aqui em seu contexto: o que os Beatles estavam fazendo naquele momento, como compuseram e gravaram a faixa, como a primeira versão difere da finalmente gravada. Quase todas as canções dos Beatles têm uma grande história por trás delas, de “Yesterday” e “Eleanor Rigby” a “Yellow Submarine”. Embarque nesta viagem aos bastidores destas obras-primas do pop.

Ao ver As letras dos Beatles - A história por trás das canções entre as opções para escolher e resenhar, nem titubeei. Embora biografias não sejam meu estilo literário favorito, não pude deixar de ficar ansiosa e com vontade de ler este livro. Como grande apreciadora da banda, não digo fã pois depois de ler este livro percebi que de quase nada sabia sobre a história dos Beatles.

O jornalista Hunter Davies começou sua coleção em 1960 e coletou centenas de dados, fotos, papéis rabiscados e jogados no lixo, e sobretudo, histórias vivenciadas pelos garotos de Liverpool para compor esta verdadeira obra prima em formato de livro. E ainda de quebra ganhou nove manuscritos das mãos da própria banda. É pra morrer de inveja, não?

A introdução tem uma breve biografia sobre John, Paul, George e Ringo e também o autor conta como foi o processo de aquisição dos direitos de publicação de todo o material coletado. Conta como foi correr atrás de pessoas que tiveram a mesma sorte que ele ou que adquiriram os manuscritos das letras através de leilões, etc. 

Hunter Davies foi o primeiro a contar a história dos Beatles, tanto é que seu primeiro livro é a única biografia da banda autorizada. Em 1960 ele passou 18 meses com a banda para escrever este livro e foi a primeira e única biografia da banda enquanto ela ainda estava junta.

Neste novo livro, As letras dos Beatles - A história por trás das canções, que pode ser considerado uma espécie de sequência, nos trás muitas e muitas curiosidades acerca dos garotos de Liverpool. Uma das coisas mais legais que eu achei é que muitas letras não fazem sentido algum, são apenas o que estão lá, literalmente e é divertido (eles mesmos se divertiam) ver como as pessoas tentam arrumar significados ocultos e ambíguos para algumas delas. Nossa, eu ri muito porque eu mesma já passei horas pensando em algumas letras dos Beatles e imaginando que diabos eles tinham tomado pra sair aquilo e que na minha cabeça eu não conseguia pensar em significado oculto nenhum, por vezes, me sentia burra. HaHaHa

Também achei interessante saber que Paul e John tinham comportamentos opostos na hora de compor e mesmo quando estavam escrevendo sobre um mesmo assunto, eram muito contraditórios sobre. George Harrison começou a compor só mais tarde, pois ele tinha um pouco de dificuldade e Ringo tinha um jeito de falar, umas frases bem marcantes, e que foram imortalizadas em algumas músicas, como por exemplo uma das minhas músicas (e álbum) preferidas 'A hard day's night'. Era só uma frase que o Ringo falava! 

Bom, se eu for falar de tudo vou ficar aqui pra sempre! Mas o que você precisa saber é que quanto mais lê sobre os Beatles mais tem vontade de saber sobre eles porque a história de como eles se tornaram um ícone e como revolucionaram a indústria musical é mesmo muito interessante. Coloque o seu álbum favorito e comece a ler AGORA mesmo!


| comente (:

Postar um comentário

Ficarei muito feliz se você me der a honra de ter o seu comentário aqui no meu blog. O blog sobrevive dos seus comentários, seja legal, comente nos blogs que visita! :D