Resenha: Confusões de um garoto (Patricia Barboza)

sábado, 17 de setembro de 2016

Confusões de Um Garoto
Patrícia Barboza
R$ 10,00 até R$ 24,90
ISBN-13: 9788576865094
ISBN-10: 8576865092
Ano: 2016 / Páginas: 168
Idioma: português
Editora: Verus

Conheça Zeca nesta divertida história sobre as confusões de um adolescente.
Após as férias de verão, Zeca se olhou no espelho e não reconheceu o garoto ali refletido. Ele tinha crescido e mudado muito. Parecia outra pessoa! Estava mais alto, com a voz mais grave, e o que mais causava espanto: seu repentino sucesso com as garotas! 
Então veio uma descoberta bastante confusa: ser adolescente não é nada fácil. Não é mais criança, mas também não é adulto ainda. E ali, no meio do caminho, um bocado de coisas novas (e bem estranhas!) passaram a acontecer. Além de lidar com a nova aparência e a popularidade, algumas perguntas começaram a provocar confusões na cabeça de Zeca...
Por que suas irmãs gêmeas viviam se arrumando, tirando selfies e falavam sem parar? Por que certas coisas que antes eram tão legais não tinham mais a mesma graça? Por que o perfume que a Júlia deixou no rosto de Zeca mexeu tanto com ele?
E a principal questão: Por que ele não consegue parar de pensar nela?
Nesta história divertida, você vai acompanhar Zeca enquanto ele navega pelos altos e baixos que surgem com a adolescência e descobre que, seja como for, o importante é ter ao lado as pessoas que amamos.


Confusões de um garoto é o novo livro da autora teen Patrícia Barboza. Sei que já não sou mais nenhuma adolescente mas sigo lendo os livros da Patrícia e me divertindo a cada lançamento. A autora já tem vários livros publicados, sendo um de seus maiores sucessos a série As MAIS, publicada pela Verus Editora.

Confusões de um garoto é a história do Zeca, um garoto que está passando pela transição da pré-adolescência para a adolescência. Zeca tem uma melhor amiga, a Júlia, que conheceu aos onze anos, logo que se mudou para o condomínio que mora. Eles são inseparáveis e fazem quase tudo juntos, embora os três meses de férias que tiveram no final do ano os tenha afastado um pouco, já que Júlia foi para a fazenda dos avós e meio que sumiu "do mapa", ou seja, quase não entra nas redes sociais para atualizar. 

Zeca está assustado com as mudanças ocorridas em seu corpo e em sua cabeça nesses três meses que passaram! Ele agora está mais quieto do que nunca, um pouco mais mal humorado e bem mais alto. Sem falar na voz que mudou. São os hormônios da puberdade chegando, Zeca, fica calmo! 

No primeiro dia de aula, quando Zeca vê Júlia, algo se transforma dentro dele. Parece que é a primeira vez que ele a está vendo. Zeca não consegue tirar os olhos da menina durante as aulas. Júlia está linda! Será que ela sempre foi linda assim ou esses três meses a mudaram também? 

Ah gente! Eu amo os livros da Patrícia por causa desses temas tão legais que me trazem muita nostalgia, muita saudade da minha adolescência! Zeca é mais um garoto cheio de dúvidas e inseguranças com relação ao seu corpo e seus sentimentos pela melhor amiga. A autora sempre trata desses temas com muita sutileza e com a linguagem perfeita que vai dar identificação a todos os jovens que irão ler. Seus personagens são todos muito verossímeis. Tem as irmãs gêmeas do Zeca que só pensam em se maquiar e tirar selfies, tem os pais separados que o garoto não entende até hoje porque se separaram, Zeca tem certeza de que eles ainda se amam! 

A Patrícia também sabe como tocar em assuntos delicados de forma leve e conscientizadora. Neste caso, o cyberbullying. Através da história a autora alerta os adolescentes sobre os perigos do bullying (também o digital) e tenta conscientizar os leitores de que fazer bullying não é bonito, não é legal e não é descolado. 

Recomendo a leitura para crianças e adolescentes a partir dos 10 anos, para os que já leram a Série As MAIS, com certeza vão amar e também para os leitores de A consultora teen. Amo a capa desse livro, é uma das capas mais lindas dos livros da Pat. O final é previsível, mas é claro, não dava pra esperar nada muito diferente quando a proposta do livro não é ser nada muito inovador, e sim uma leitura que agregue valores e transmita lições. No caso, objetivo alcançado com sucesso! E espero que tenha uma continuação.

| comente (:

Postar um comentário

Ficarei muito feliz se você me der a honra de ter o seu comentário aqui no meu blog. O blog sobrevive dos seus comentários, seja legal, comente nos blogs que visita! :D