Resenha: O Herói Improvável da Sala 13B (Teresa Toten)

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

O Herói Improvável da Sala 13B
Teresa Toten
R$ 20,80 até R$ 34,90
ISBN-13: 9788528620603
ISBN-10: 8528620603
Ano: 2016 / Páginas: 320
Idioma: português
Editora: Bertrand Brasil
Um livro repleto de momentos de profunda emoção e outros de inesperado humor, que explora as complexidades de viver com TOC e oferece perspectivas de esperança, felicidade e cura
Adam Spencer Ross, 14 anos, precisa lidar todos os dias com os problemas que resultam do divórcio dos pais e das necessidades de um meio-irmão amoroso, mas totalmente carente. Acrescente os desafios de seu TOC e é praticamente impossível imaginar que um dia ele se apaixonará. Mas, quando conhece Robyn Plummer no Grupo de Apoio a Jovens com TOC, ele fica perdida e desesperadamente atraído por ela. Robyn tem uma voz hipnótica, olhos azuis da cor do céu revolto e uma beleza estonteante que faz o corpo de Adam doer. Adam está determinado a ser o Batman para sua Robyn, mas será possível ter uma relação “normal” quando sua vida está longe de ser isso?

O herói improvável da sala 13B conta a história de Adam, um adolescente que tem TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo). Adam tem uma obsessão por contagem e detesta números pares, além de ter um problema para atravessar portas; ele precisa realizar alguns rituais quando tem que fazer isso. Acrescentando-se o fato de Adam ter TOC, seu irmão mais novo também apresenta alguns sintomas do transtorno e sua mãe é uma acumuladora compulsiva

Pois é, bastante para um garoto ter que lidar. Adam é o tipo de pessoa que quer resolver os problemas de todo mundo, ele é um garoto muito empático. A sala 13B é onde se reúne o grupo de terapia que Adam participa, e o grupo recebeu uma nova participante, a Robyn, e Adam se apaixona perdidamente por ela. O terapeuta deles sugere uma atividade onde eles tem que incorporar um super herói para assim ajudar a lidar com suas questões. Adam escolhe o Batman, e a Robyn escolhe... o Robin (do Batman), só que na sua própria versão. 

Bom, eu já tinha lido outros livros que tratam dessa temática e eu adoro que cada vez mais está aparecendo no mercado novos livros com temas diferentes além do clichê de romancezinho adolescente. Livros que apesar de serem para o público adolescente e tratarem do assunto de forma leve, ajudam sim a desconstruir mentes e acabar aos poucos com o preconceito com que essas pessoas tem que lidar diariamente. 

O herói improvável da sala 13B não é só um livro que trata de crianças com transtornos. É um livro sobre superação, sobre autoaceitação, empatia, amor ao próximo, esperança e que mostra que podemos ser felizes e ter uma vida normal apesar de nossos problemas. É uma lição de vida e tanto ver como o Adam age para tentar ajudar os colegas do grupo, a mãe que está está recebendo mensagens horríveis, e como é maravilhosa a relação dele com o irmão mais novo.

As pessoas precisam entender que isso não é brincadeira, não é frescura e que na maioria das vezes é incontrolável. Esse livro foi muito importante pra mim, pois como uma pessoa que sofre de Síndrome do Pânico e Transtorno de Ansiedade Generalizada, pude lembrar que apesar de ser uma história ficcional, eu não estou sozinha e que existem pessoas com os mesmos problemas que eu e até problemas maiores que os meus. E que quando eu pensar em desistir, vou lembrar dos personagens desse livro. 

Recomendo para qualquer idade. Para os mais jovens, quem já leu Uma história de amor e TOC e O lado bom da vida devem curtir bastante. É um livro capaz de mudar a sua forma de ver, pensar e agir com pessoas que tem transtornos mentais. Amei! 

| comente (:

Postar um comentário

Ficarei muito feliz se você me der a honra de ter o seu comentário aqui no meu blog. O blog sobrevive dos seus comentários, seja legal, comente nos blogs que visita! :D