Resenha + Sorteio: Dartana (André Vianco)

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Dartana
André Vianco
R$ 27,50 até R$ 59,50
ISBN-13: 9788568432846
ISBN-10: 8568432840
Ano: 2016 / Páginas: 784
Idioma: português 
Editora: Fábrica 231

Novo livro do escritor e roteirista André Vianco, um dos maiores nomes da literatura de fantasia nacional, Dartana apresenta um mundo retalhado entre vida e morte, fé e descrença, mitologias e mentiras. No romance, o primeiro de uma trilogia, Dartana é um planeta castigado por uma maldição da qual somente as feiticeiras escapam. Quando um novo deus da guerra surge, muitos habitantes daquele mundo sombrio marcham com ele rumo ao Combatheon, uma plataforma de guerra que representa sua única chance de se libertar da terrível maldição. Esbanjando criatividade e domínio narrativo, André Vianco constrói uma obra surpreendente em que deuses guerreiros, feiticeiras, soldados e construtores se unem para forjar um novo mundo. 

Dartana é o mais novo livro de André Vianco. Quem me conhece sabe que eu sou absolutamente fã do cara e leio tudo que ele escreve. Há alguns anos ele anunciou que estava escrevendo Dartana e desde então já ativou a minha curiosidade, pois sei que ele é super criativo. Acompanhei o autor pelas redes sociais e a cada nova postagem sobre o livro, comemorei junto. E quando finalmente ele disse que tinha acabado de escrever e que iria sair pela Rocco, foi só alegria.

Dartana é um planeta onde as pessoas vivem de maneira muito arcaica, sob total miséria. Eles vivem sob uma maldição que os impede de deter qualquer tipo de conhecimento, logo não podem evoluir. Eles simplesmente não conseguem aprender nada novo, consequentemente não conseguem ensinar nada para ninguém. As únicas pessoas que são capazes de absorver algum conhecimento, mesmo que seja bem pouco, são umas feiticeiras que vivem no Hangar. 

De vez em quando o povo de Dartana, algumas pessoas, tem uns lapsos de conhecimento. Por exemplo, se alguém consegue fazer qualquer objeto útil, no outro dia a pessoa já não se lembra de como fez, nem pode ensinar e nem sabe fazer de novo. Isso é terrível, acho que uma das piores coisas e por isso eles são um povo muito atrasado.

Mas Dartana pode se livrar da maldição. De tempos em tempos se ergue um Deus de guerra. Junto com esse Deus, várias pessoas são recrutadas para ir para essa guerra e eles tem que atravessar juntos um portão rumo ao Combatheon, que é o local onde acontece a guerra. Caso eles vençam a guerra, como prêmio eles se livram da maldição. Só que tem um porém: ninguém sabe se isso é verdade, ninguém sabe o que tem do outro lado porque ninguém jamais voltou de lá pra contar. 

Bom, vou evitar falar de personagens porque o livro não tem só um principal, tem vários e se eu for falar de um vou ter que falar de vários e aí não vou terminar essa resenha nunca mais porque esse livro tem quase 800 páginas! Só preciso dizer que não estou surpresa pelo fato de que o André Vianco foi capaz de construir uma nova mitologia, eu sempre soube do talento dele. Eu estou é extasiada com a riqueza de detalhes e cada coisa que ele escreve foi milimetricamente pensada. Eu adoro o jeito que ele escreve dizendo algumas coisas aparentemente inofensivas e lá na frente ele vai retomar o assunto e você fica com cara de bobo pensando "aaaaaaa ele falou isso, como eu não percebi?". Essa é uma das coisas mais legais na narrativa dele. Ele realmente pensou na história por todos os ângulos e não deixou furos na narrativa. Pelo menos eu não consegui encontrar nada que possa ter entrado em contradição. 

Os personagens são muito bem construídos, cada um realmente tem sua própria voz e todos tem um propósito ali, até os inimigos. Gosto da ambientação de Dartana, consigo imaginar o cenário, as feiticeiras, soldados, construtores, as batalhas etc. 

Minhas únicas ressalvas são sobre a fonte do livro, que é muito pequena, acho que pra tentar diminuir o número de páginas e o fato de a história demorar um pouco a engatar. Mas esse lance da história demorar um pouco a ganhar ritmo é compreensível, pois Dartana é só o primeiro de uma trilogia e é óbvio que o leitor precisa de adaptação, ambientação sobre tudo, uma vez que é um mundo, uma mitologia completamente inédita. Acredito que os próximos serão tiro porrada e bomba como foi esse depois de um certo número de páginas. 

A capa é a coisa mais linda do mundo, é um livro que eu compraria só pela capa. A diagramação, como já falei, me cansou um pouco, por conta da fonte que eu achei muito pequena, mas dá pra ler de boa. E a revisão está ok. Espero que o André escreva logo o outro e a Rocco publique rapidinho. Recomendo para fãs de fantasia em geral e principalmente pra quem está cansado das same old things que a gente vê sendo lançadas todos os dias. É uma história bem original e que em muitas situações facilmente conseguimos linkar e relacionar com a nossa sociedade. Os fãs do autor vão se surpreender com a riqueza da obra. Mais uma vez André mostrou que não é só sobre vampiros que ele sabe escrever. 

SORTEIO

a Rafflecopter giveaway

O resultado será publicado no Blog, Facebook, Twitter e Google+ em até 10 dias após o fim da promoção;
O vencedor tem até 72h corridas para entrar em contato por e-mail através do endereço: blogfeedyourhead@gmail.com;
O blog NÃO SE COMPROMETE a avisar o ganhador;
O Premio será postado pela editora em no máximo **60 dias uteis** após o vencedor entrar em contato com os dados de postagem.*
Perfis fake e exclusivos de promoção serão automaticamente desclassificados, bem como pessoas que não cumprirem as etapas do formulário que se inscreveram;
Válido somente em território nacional;


*Em caso de devolução do prêmio por parte dos correios para a editora por problemas com endereço/falta de alguém para receber, a Editora/blog NÃO É OBRIGADA, bem como o blog, a reenviar o prêmio. Caso a editora queira reenviar, é por responsabilidade dela. O blog se compromete a dar suporte apenas no primeiro envio.

| comente (:

Postar um comentário

Ficarei muito feliz se você me der a honra de ter o seu comentário aqui no meu blog. O blog sobrevive dos seus comentários, seja legal, comente nos blogs que visita! :D