Eu estou pensando em acabar com tudo (Iain Reid)

segunda-feira, 13 de março de 2017

Eu Estou Pensando em Acabar Com Tudo
Iain Reid
R$ 35,50
ISBN-13: 9788568432969
ISBN-10: 8568432964
Ano: 2017 / Páginas: 224
Idioma: português 
Editora: Fábrica 231

No romance de estreia do canadense Iain Reid, Jake conduz o carro em que ele e a namorada, que narra a história, vão à fazenda dos pais do rapaz. Durante a longa viagem por estradas desertas e escuras, a garota, atormentada com a perseguição de um homem misterioso que deixa sempre a mesma mensagem de voz em seu telefone, pensa em encerrar o relacionamento com Jake. Mas talvez seja tarde demais. Reid, que tem dois livros de não ficção elogiados pela crítica e contribui para veículos de prestígio como a revista New Yorker, une, numa narrativa profundamente psicológica, tanto referências de terror clássico, quanto elementos de suspenses menos tradicionais, sustentando a trama para além das limitações inerentes ao gênero. Um thriller denso que esconde, em meio ao medo provocado pela sensação de uma tragédia iminente, alegorias sobre a própria vida ser uma tragédia anunciada.

Não vou chamar este texto de resenha porque só é possível resenhar um livro que você leu até o fim, o que não foi o caso desta vez. É muito raro eu abandonar um livro, mesmo que eu não goste da leitura eu geralmente leio até o final, só para falar com propriedade. No entanto, no caso de Eu estou pensando em acabar com tudo, eu realmente não consegui. 

O livro é sobre um casal que está indo viajar para uma fazenda. A fazenda onde moram os pais do garoto, Jake. A garota, que é quem narra a história, está indo visitar os pais do namorado pela primeira vez, só tem um problema: ela quer acabar o relacionamento. Ela fica o tempo todo repetindo que quer acabar com tudo, mas mesmo assim ela vai visitar os pais dele.

A estrada por onde eles vão é bem esquisita, deserta, sem iluminação, e eles vão conversando. Ela, a garota, não tem nome, pelo menos até onde eu li não apareceu o nome dela. Ela é atormentada por um estranho homem que deixa mensagens em sua caixa postal, o tempo todo é essa perturbação desse cara ligando e deixando sempre a mesma mensagem. Paralelamente a isso, uma investigação vai ocorrendo e você tem vislumbres de algo que aconteceu mas não sabe o que. Porém a sensação que eu tinha era que ia lendo lendo lendo e não saía do canto, nada daquilo fazia sentido, achei a narrativa do autor enfadonha e que ele estava enrolando muito e eu duvidava muito que ele fosse chegar a algum lugar. Resumindo, perdi a paciência e larguei o livro. 

Infelizmente (agora eu posso dizer isso) eu não tive paciência para persistir. Infelizmente eu perdi a oportunidade de me surpreender. Eu estava achando a história boba e a protagonista muito tapada, mas depois dos spoilers que peguei, agora eu posso entender o rumo que as coisas estavam tomando. 

Bom, confesso que eu imaginava outra coisa do livro e por isso talvez eu tenha me sentido um pouco enganada. Mas assim, depois de decidir que eu iria abandonar a leitura, fui ver opiniões de outras pessoas sobre o livro e descobri uma coisa que eu meio que desconfiei, só não da pessoa de quem eu desconfiei, e acabei pegando um spoiler crucial que a meu ver, tirou toda a graça do livro. Agora que já sei do que se trata, talvez pegasse novamente com outro olhar. 

Realmente não estou na vibe para este tipo de livro, não que eu não goste, eu gosto muito, mas no momento estou preferindo coisas mais leves. O que acontece é que o plot do livro é muito perturbador e eu não estou no momento para este tipo de livro. Acho muito difícil eu reler, apesar de gostar de spoiler, tem spoilers que não tem como, se você pegar tira todo o tesão da leitura. Então, se você pretende ler este livro, NÃO VEJA NENHUM VÍDEO, NÃO LEIA NENHUMA RESENHA, NÃO PROCURE NADA SOBRE ELE. 

Desculpa gente, mas não foi dessa vez. =( 

| comente (:

Postar um comentário

Ficarei muito feliz se você me der a honra de ter o seu comentário aqui no meu blog. O blog sobrevive dos seus comentários, seja legal, comente nos blogs que visita! :D