Resenha: Criaturas Estranhas (Neil Gaiman)

sexta-feira, 2 de junho de 2017

Criaturas Estranhas
Histórias Selecionadas Por Neil Gaiman
Neil Gaiman
R$ 31,70 até R$ 33,60
ISBN-13: 9788568263440
ISBN-10: 8568263445
Ano: 2016 / Páginas: 400
Idioma: português 

Editora: Fantástica Rocco


Dezesseis histórias fantásticas, algumas escritas há mais de cem anos, outras inéditas, selecionadas por ninguém menos que o aclamado autor de Coraline e outros tantos sucessos, Neil Gaiman. Como o título sugere, Criaturas estranhas é uma coletânea de contos povoada por seres fantásticos, magníficos e às vezes assustadores. Assinadas por autores clássicos de ficção científica e fantasia, como Anthony Boucher e Diana Wynne Jones, a escritores contemporâneos, como Nnedi Okorafor e o próprio Gaiman, as histórias, que parecem ter saído de um sonho, ou talvez de um pesadelo, têm em comum o olhar atento e único de Neil Gaiman para o insólito. Cada conto é precedido de um comentário do escritor, que visa a provocar ainda mais a imaginação do leitor.


Oi gentessss!!

A resenha de hoje é do livro Criaturas Estranhas, que é uma seleção de dezesseis contos feita por ninguém menos que Neil Gaiman. Quando eu vi esse livro eu achei que era mesmo do Neil e não me toquei que eram contos, muito menos que seriam de vários autores que eu nem sequer sabia que existiam, mas enfim...rs faz parte. 

Confesso que quando eu recebi, achei a capa linda demais, mas que me deu uma pontada de preconceito quando eu fui olhando a autoria dos contos e vendo que não tinha ninguém que eu conhecesse ali. Foi me dando um nervoso, uma apreensão de o livro ser ruim. 

Masssss, preconceito à parte, foi uma grata surpresa! Sendo o Neil Gaiman, a gente já pode pensar que "Nem a pau que o Neil Gaiman vai escolher conto ruim pra botar neste livro que ele vai assinar, não mesmo!". Óbvio que nem todos os contos são maravilhosos e nem vão agradar a todos, acho que isso é impossível, mas eu gostei de vários contos e tiveram outros que eu não entendi mesmo, e não tenho a menor vergonha de dizer isso. Talvez não peguei num bom momento ou é porque sou retardada mesmo. Vai saber né?! #CuidadoComAburra.

Eu já li alguns livros de Neil Gaiman e é muito difícil definir o estilo dele, que é uma coisa muito característica e própria dele. Ele conseguiu reunir vários autores com um tipo de escrita semelhante ao dele para formar esta antologia. Uma das coisas mais legais desse livro é que as criaturas estranhas não necessariamente são só criaturas, às vezes são só bizarrices mesmo, tipo o primeiro conto, que achei que foi um dos melhores, que é sobre uma sombra (?). Pois é.

Outro conto que gostei muito foi Ozioma, a maligna, que é sobre uma menina que fala com as cobras, outro que amei foi Pássaro do sol (que é do próprio Gaiman), que é sobre umas pessoas que fazem parte de uma sociedade, chamada Sociedade Epicuriana que adoram falar que já comeram todas as iguarias (mais exóticas! Eu sei que estou sendo redundante, mas é proposital!) que existem, aí então eles partem para o Egito em busca da carne do pássaro do sol, que é uma criatura lendária, e então vocês saberão o que acontece se lerem, mas o final é surpreendente e eu adorei! 

Enfim gente, é um livro muito bacana sobre todo tipo de criatura fantástica, alguns eu achei bem rasos e me entediaram um pouco, outros eu gostei tanto que poderia ler um livro inteiro só sobre eles, tão ricos suas histórias são, com um potencial incrível para expansão. E também foi ótimo conhecer alguns autores diferentes, isso foi demais! 

Um fator que me fez demorar um pouco para ler é que como são histórias curtas, eu acabo não lendo numa sentada só, e sempre vou intercalando a leitura com outros livros ou textos, o que foi super tranquilo de fazer com este livro. Tenho certeza de que esse livro vai agradar aos fãs do autor ou mesmo a pessoas que estão conhecendo agora o universo fantástico. Achei massa, recomendo demais! 


*Este livro foi cedido pela Editora Rocco em troca de uma resenha honesta.*

| comente (:

Postar um comentário

Ficarei muito feliz se você me der a honra de ter o seu comentário aqui no meu blog. O blog sobrevive dos seus comentários, seja legal, comente nos blogs que visita! :D