Resenha: Suzy e as águas vivas (Ali Benjamin)

segunda-feira, 26 de junho de 2017



 Suzy e as águas-vivas
Ali Benjamin
R$ 17,90 até R$ 23,92
ISBN-13: 9788576865377
ISBN-10: 8576865378
Ano: 2016 / Páginas: 223
Idioma: português
Editora: Verus

Às vezes, quando nos sentimos mais solitários, o mundo decide se abrir de formas mágicas.
Suzy Swanson está quase certa do real motivo da morte de Franny Jackson. Todos dizem que não há como ter certeza, que algumas coisas simplesmente acontecem. Mas Suzy sabe que deve haver uma explicação — uma explicação científica — para que Franny tenha se afogado. 
Assombrada pela perda de sua ex-melhor amiga — e pelo momento final e terrível entre elas —, Suzy se refugia no mundo silencioso de sua imaginação. Convencida de que a morte de Franny foi causada pela ferroada de uma água-viva, ela cria um plano para provar a verdade, mesmo que isso signifique viajar ao outro lado do mundo... sozinha. Enquanto se prepara, Suzy descobre coisas surpreendentes sobre o universo — e encontra amor e esperança bem mais perto do que ela imaginava. 
Este romance dolorosamente sensível explora o momento crucial na vida de cada um de nós, quando percebemos pela primeira vez que nem todas as histórias têm final feliz... mas que novas aventuras estão esperando para florescer, às vezes bem à nossa frente.

Suzy é uma menina de apenas 12 anos que não sabe lidar com a dor da perda após a morte de sua melhor amiga Franny. Suzy não quer e não consegue entender como uma ótima nadadora acaba morrendo afogada, pois isso é impossível e ela quer mostrar que sua amiga jamais iria cometer um erro desses, já que Franny sempre foi a melhor das duas.
"Porque alguns corações batem apenas uns 412 milhões de vezes. O que pode parecer muito. Mas a verdade é que isso mal chega a doze anos."
Elas se conheceram ainda quando eram bem pequenas, nas aulas de natação e então tornaram-se melhores amigas, ou almas gêmeas, porém ao chegar no sexto ano, Franny acaba crescendo e mudando quem ela era, e Suzy não sabe lidar com mudanças, ela sempre quer continuar da mesma forma, somente as duas contra o mundo.

Então quando tudo muda, Franny e Suzy acabam rompendo essa amizade e com o passar do tempo Suzy só tem as lembranças. Até receber a notícia que acabou com a possibilidade de um dia elas voltarem a serem amigas. Suzy acaba desenvolvendo a teoria das Águas-vivas e que foi por isso que Franny morreu pois ela tem certeza que tudo isso é culpa de uma picada e agora ela precisa provar para todo mundo.
"Às vezes as coisas simplesmente acontecem não é uma explicação. Não é nem remotamente científico. Mas, por semanas a fio, isso foi tudo que eu tinha."
Suzy tem um ótimo relacionamento com seu irmão e seus pais, apesar deles serem separados, porém ela acaba deixando sua família preocupada já que ela decidiu parar de falar pois ela acredita que a fala só deve ser usada se for altamente necessário.

É um livro tocante que mostra a dor de uma garota de 12 anos que acaba de perder sua melhor amiga, aquela que cresceu com ela e conhece todos os seus segredos, e ela não sabe como passar por isso. Porém Suzy se mostra várias vezes ser uma garota difícil de lidar e por isso acaba afastando as pessoas.
"Você ainda estaria aqui. E, Franny, você me amaria outra vez. Como sempre fez."
Ali Benjamin tem uma escrita gostosa e fluída. Ela trouxe vários fatos sobre Águas-vivas e isso foi realmente interessante, porém ela criou uma personagem altamente inteligente para muitas coisas e difícil de aceitar as pessoas como elas são... A editora Verus fez uma edição linda que combina perfeitamente com tema. A diagramação está ótima. Quer um livro pra passar o tempo? Leia esse.


| comente (:

Postar um comentário

Ficarei muito feliz se você me der a honra de ter o seu comentário aqui no meu blog. O blog sobrevive dos seus comentários, seja legal, comente nos blogs que visita! :D