Resenha | Amor e Gelato (Jenna Evans Welch)

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Amor & Gelato
Jenna Evans Welch
R$ 25,90 até R$ 32,90
ISBN-13: 9788551002346
ISBN-10: 8551002341
Ano: 2017 / Páginas: 320
Idioma: português
Editora: Intrínseca

Depois da morte da mãe, Lina fica com a missão de realizar um último pedido: ir até a Itália para conhecer o pai. Do dia para a noite, ela se vê na famosa paisagem da Toscana, morando em uma casa localizada no mesmo terreno de um cemitério memorial de soldados americanos da Segunda Guerra Mundial, com um homem que nunca tinha ouvido falar. Apesar das belezas arquitetônicas, da história da cidade e das comidas maravilhosas, o que Lina mais quer é ir embora correndo dali.
Mas as coisas começam a mudar quando ela recebe um antigo diário da mãe. Nele, a menina embarca em uma misteriosa história de amor, que pode explicar suas próprias origens. No meio desse turbilhão de emoções, Lina ainda conhece Ren e Thomas, dois meninos lindos que vão mexer ainda mais com seu coração.
Uma trajetória que fará Lina descobrir o amor, a si mesma e também aprender a lidar com a perda. Amor & gelato é uma deliciosa viagem pelos mais românticos pontos turísticos italianos, com direito a tudo de mais intenso que o lugar tem a oferecer: desde paixões até corações partidos.

Pra quem não sabe, eu estou no último semestre do curso de italiano na Casa de Cultura Italiana da Universidade Federal do Ceará. A cultura italiana sempre me fascinou, não somente a cultura, mas a música, gastronomia, a arte em geral. Não foi nenhuma coincidência eu ter solicitado esse livro, eu simplesmente tinha que lê-lo. E é assim com todos os livros ou filmes que se passam na Itália, eu simplesmente vou querer ler, sem nem perguntar do que se trata.

Amor e Gelato conta a história da Lina, ou Carolina, que é uma adolescente americana que acabou de perder a mãe para um câncer. Lina nunca conheceu seu pai e a única família que ela tem era a mãe e a avó. Antes de morrer, sua mãe a faz prometer que ela irá passar um tempo em Florença, na Itália, cidade em que sua mãe morou durante um tempo quando era mais jovem e onde fez um curso de fotografia. Lá ela encontrará Howard, um amigo muito especial de sua mãe, que lhe dará todo o suporte que ela precisar.

A mãe de Carolina morre e a avó a incentiva a cumprir a promessa. A garota então parte para a Itália e nem imagina quantas emoções irá viver na terra do gelato. Chegando lá, ela é recebida por Howard, que mora dentro de um cemitério das vítimas da segunda guerra mundial, pois ele é responsável pela manutenção do memorial; Apesar de ser esquisito morar lá, é um lugar incrivelmente belo. Carolina já tem tudo planejado, em breve ela voltará para a América. Ela acha que jamais vai se adaptar ali. Que engano...

Lina sempre gostou de correr, ela até fazia parte da equipe de corrida na escola em que estudava nos Estados Unidos, e então ela decide retomar as corridas ali mesmo na Toscana. Numa de suas corridas ela conhece Lorenzo, conhecido como Ren, um rapaz que é meio americano e meio italiano. Lorenzo é muito expansivo, muito comunicativo e logo introduz Carolina em sua rotina e ao seu grupo de amigos. A menina logo se torna bastante popular entre eles, pois é a novidade do pedaço, uma vez que todos eles se conhecem desde pequenos e há tempos não chega um americano novo. E é com Lorenzo que ela conhece o gelato, uma espécie de sorvete típico da Itália que é um pouco diferente e que é uma delícia, e é óbvio que ela vai se apaixonar pela sobremesa. 

Carolina também recebe um diário que foi de sua mãe (diário que a mãe enviou para o cemitério onde Howard mora, antes de morrer) e é neste diário que tem seus pensamentos, suas inseguranças, suas aventuras, seus amores... dos tempos em que morava na Itália. E lá ela fala também do pai da menina. Lina não entende o porquê de a mãe ter resolvido falar do pai somente agora. Ao lado de Lorenzo ela vai explorar as ruas de Florença, visitar os lugares que sua mãe frequentava e com isso entender tudo o que aconteceu. Se a mãe amava tanto a cidade, por quê foi embora e nunca mais voltou? 

O livro alterna entre o ponto de vista de Carolina, atualmente, e os trechos do diário da mãe dela. Eu achei que iria ser apenas mais um romance adolescente fofinho e que iria ficar por isso mesmo. Mas não, é um livro super doce, com personagens cativantes, extremamente verossímeis e que fazem a gente se apaixonar por eles e querer ser amiga deles. A relação da Lina com o pai, Howard, vai se desenvolvendo de uma forma tão legal, pois no começo, claro, era uma relação estranha, pois eles não se conheciam, mas vai fluindo e as coisas vão se tornando tão naturais, muito fofo!

Tem a parte do romance também que é bem legal, pois a menina acaba ficando meio que dividida. Lorenzo ou Thomas? Lorenzo namora uma menina que é toda bonitona, modelete e tals. Mas e aí, como será que vai terminar isso? Será que existe mesmo algo entre eles ou apenas uma grande amizade? Mas o Tom é maravilhoso, lindo, incrível e o melhor: tá a fim dela! Socoooorrrooo!! Eu não saberia o que fazer rsrs.

Gente esse livro é tão maravilhoso que eu nem sei mais o que dizer, só que vocês precisam ler! E se preparem pra passar vontade viu! Porque vocês vão querer tomar vários gelatos e passear pela Toscana que é uma das regiões mais incríveis da Itália. Se prepare para usar o Google várias vezes durante a leitura - se você ainda não conhece Florença - pois eles visitam vários lugares e claro que a gente fica curioso né? 

Resumindo, recomendo de mais a leitura, é um livro extremamente sensível sobre superação do luto, sobre autoconhecimento, recomeços e amor, óbvio! O livro tem diversas partes engraçadas e que vai te fazer rir muito e embarcar nas aventuras da Carolina, e sentir tudo que ela sentiu. Muito muito muito maravilhoso. 

| comente (:

Postar um comentário

Ficarei muito feliz se você me der a honra de ter o seu comentário aqui no meu blog. O blog sobrevive dos seus comentários, seja legal, comente nos blogs que visita! :D