Resenha Premiada: Jogo de Espelhos (Cara Delevingne e Rowan Coleman)




Jogo de Espelhos
Cara Delevingne
Rowan Coleman
 R$ 24,80 até R$ 34,90
ISBN-13: 9788551001097
ISBN-10: 8551001094
Ano: 2017 / Páginas: 304
Idioma: português
Editora: Intrínseca
Naomi, Rose, Leo e Red são adolescentes enfrentando aquela fase em que se relacionar no colégio é tão difícil quanto encarar os próprios problemas. Red tem uma mãe alcoólatra e um pai ausente; o irmão de Leo está na prisão; Rose usa sexo e drogas para mascarar traumas antigos e Naomi se esconde atrás de peruca e maquiagem pesada. 

Quatro adolescentes tão diferentes viram melhores amigos quando são obrigados a formar uma banda. O que era uma tarefa chata vira a famosa e popular Mirror, Mirror. Através da música, eles encontram um caminho para encarar o mundo de outra forma. 
Mas tudo desmorona quando Naomi some misteriosamente e é encontrada, dias depois, entre a vida e a morte. O acidente desestrutura a banda e, consequentemente, a vida de todos. A sólida relação de amizade que eles achavam estar construindo tinha uma rachadura, e tudo o que restam são dúvidas e vazios. O que aconteceu com Naomi? Foi um acidente ou um ataque? Por que ela fugiria e deixaria a banda para trás? Por que esconderia segredos dos seus melhores amigos? Para desvendar o mistério por trás dessa história, Red e os amigos entram em uma investigação que vai desenterrar seus próprios segredos obscuros e fazê-los confrontar a diferença entre o que eles realmente são de verdade e a imagem que passam para o mundo.
Em seu romance de estreia, a modelo e atriz Cara Delevingne revela mais um talento ao apresentar um olhar fresco e sagaz sobre questões atuais da juventude: amizade, bullying, identidade, gênero, transtornos emocionais, a influência perigosa das mídias sociais nas relações e o poder destruidor da imagem.


“Oh meu Deus!! Cara Delevingne escreveu um livro, será que vale a pena?”

Vamos primeiro deixar claro, o livro não foi escrito totalmente pela atriz Cara Delevingne, existe uma co-autora chamada Rowan Coleman, que escreveu “O Diário de Uma Vida Perdida Na Memória”.

A história acompanha a vida de quatro personagens: Naomi, Rose, Leo e Red. Os personagens principais são de personalidades completamente diferentes, mas com o decorrer de alguns capítulos vemos como eles viraram melhores amigos e formaram a banda Mirror Mirror. Mas não é só isso, acompanhamos também o dia a dia deles, os problemas familiares, a vontade de se encaixar na escola, os problemas sociais, entre outros.

Tudo começa com o desaparecimento de Naomi (é clichê? Acho que não!), por um tempo a polícia faz com que o caso seja dado como fuga, porém dias depois ela é encontrada entre a vida e a morte, toda machucada, com cortes no rosto, braços e pernas, com lesões e hematomas. Então a pergunta principal é: O que aconteceu?

Vou ser sincera, surpreendeu!

— Não me importa de onde as pessoas são, qual a cor da pele delas, quanto dinheiro elas têm, se gostam de homens ou mulheres, ou... ou... qualquer uma dessas merdas. Por que as pessoas não podem simplesmente ser pessoas?"

Sabe aquele pré-julgamento que rola com os livros de youtubers? É o mesmo que acontece com livros de atores, e com o marketing sendo feito mais em cima do nome da Delevingne, do que no próprio conteúdo. Porém ler esse livro foi inimaginável, a premissa dele me fez querer saber o que havia por trás daquela capa (que vamos combinar, ta bonita!), porém um problema é o título do livro ser pequeno na capa, mas o nome da Cara está em destaque, e o da Rowan Coleman bem pequeno.

A escrita é bem fácil, por ser um livro adolescente foi usada uma linguagem mais informal, sendo narrado em primeira pessoa pelo Red. Um dos meus problemas é que não gosto muito de livros com muitos protagonistas, porém vemos assuntos tão complexos, dentre eles: violência física e psicológica, estupro, alcoolismo, homossexualidade, e vários outros. A partir disso, torna-se um livro com uma crítica social bem trabalhada dentro do contexto.

Sabe o que essa leitura me lembrou, a obra de Jay Asher (Os 13 Porquês), mostrando até que ponto os problemas que podemos passar no dia a dia, na escola, podem afetar positivamente ou negativamente  uma pessoa. Cara e Rowan construíram uma obra, que surpreende o leitor, não é só uma capa bonita, é aquele livro que te faz dizer “esse é um dos melhores do ano”, e posso afirmar que foi uma das minhas leituras favoritas.








Sorteio!


  • Sorteio de um exemplar do livro Jogo de Espelhos
  • Cada participante só tem direito a uma inscrição;
  • O formulário fica aberto para inscrições até o dia 23/12; 
  • O sorteio acontecerá em até 3 dias após esta data.
  • O livro tem até 60 dias úteis para ser enviado pelo blog;
  • Válido somente no Brasil.


0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário

Obrigada pelo seu comentário, ele é muito importante para mim!