Resenha | Tipos Incomuns (Algumas histórias) - Tom Hanks

Tipos Incomuns (Algumas Histórias)
Tom Hanks
R$ 27,80 até R$ 28,50
ISBN-13: 9788580417807
ISBN-10: 8580417805
Ano: 2017 / Páginas: 352
Idioma: português
Editora: Arqueiro

Um affaire agitado e divertido entre dois grandes amigos. Um ator medíocre que se torna uma estrela e se vê em meio à frenética viagem de divulgação de um filme. O colunista de uma cidadezinha com um ponto de vista antiquado sobre o mundo. Uma mulher se adaptando à vida na nova vizinhança após o divórcio. Quatro amigos e sua viagem de ida e volta à Lua num foguete construído num fundo de quintal. Essas são apenas algumas das pessoas e situações que Tom Hanks explora em sua primeira obra de ficção. Os contos têm algo em comum: em todos, uma máquina de escrever desempenha um papel — às vezes menor, às vezes central. Conhecido por sua sensibilidade como ator, Hanks traz essa característica para sua escrita. Ora extravagante, ora comovente, ocasionalmente melancólico, Tipos incomuns deleitará e surpreenderá seus milhões de fãs.

Sabe aquele momento da vida em que você deseja um livro só por causa do autor? Foi o meu caso com esse, sim aquele ator, vencedor de dois Oscars, que vive Robert Langdon (sim, meu crush literário), protagonista de filmes como “O Terminal”, “Forrest Gump”, ele, ele mesmo Tom Hanks, escreveu um livro e eu li.

“Tipos Incomuns (Algumas Histórias)”, é sua primeira obra literária, onde encontram-se escritos 17 contos, todos eles sendo combinados à paixão do autor, que são máquinas de escrever (agora entende o porque da capa). Ao longo de toda a narrativa somos imersos em diversas situações, algumas bem cotidianas, com personagens que considerei bastante peculiares, porque você percebe algumas ligações entre eles.

Como disse são histórias que podem ser cotidianas, dependendo da pessoa. Meu conto favorito é “Véspera de Natal de 1953”, as revelações feitas pelo protagonista sobre a vida que ele teve na guerra ao lado do seu amigo foram surpreendentemente descritivas, que me chocaram, porque para quem vive nos Estados Unidos, muitos dos homens são militares, e presenciam guerras e ver neste conto a parte posterior, o relacionamento com o amigo foi de cair o queixo.

Outro que me surpreendeu também foi “Uma Viagem a Cidade Luz”, mas por uma razão peculiar da vivência do autor, neste conto ele aborda a vida de um ator que participa pela primeira vez de um longa metragem de grande sucesso mundial, e como ele se comporta diante das entrevistas, horários, entre outros assuntos. Fiquei me perguntando ao longo do texto se ele colocava a experiência vivida por ele antes de toda a fama, mas, nunca saberei.

Um que me surpreendeu também foi  “Bem-vindo à Marte”. Me surpreendeu porque foi um conto que eu acreditava que não tinha o que tirar da história, começou sendo uma leitura chata, sem muito “nossa, que ótimo conto!”, mas o final foi de uma maneira que você como leitor poderia até esperar, mas foi formidável.

Vamos ser sinceros, quando um livro é escrito por um ator/atriz/Youtuber rola um certo preconceito, porque em sua maioria sabemos que eles não escreveram sozinhos ou nem escreveram (autores fantasmas), e geralmente são biografias ou histórias bem clichês, algo que nos acostumamos a ver, mas este livro foi diferente, Tom Hanks não trouxe uma biografia, não escreveu sobre seus filmes, escreveu apenas histórias curtas e bem produzidas.

“Tipos Incomuns”, um dia quando estava comentando com uma amiga sobre este livro, eu tinha dito a ela que achei legal a atitude do autor não se prender a uma história, quem sabe teria sido diferente, mas o fato de serem contos, para um autor iniciante, foi bastante claro para mim, que o autor ainda tem muitas histórias para contar.

Portanto, o livro é uma obra rápida, não tenho o costume de ler contos, porque fico pensando seriamente o que acontece com os personagens depois daquele pedacinho de páginas, porém foi um livro interessante, para mim, é uma obra mediana, não é “O” livro, porém para autor iniciante é bem preparado e trabalhado, um livro notável. 

Segue abaixo os títulos dos 17 contos presentes nessa obra, não dá para resenhar cada um porque o texto ficaria imenso, e muitos nem iriam querer, então esses são os títulos:

1. Três semanas exaustivas
2. Véspera de Natal de 1953
3. Uma viagem à cidade luz
4. Nossa cidade hoje com Hank Fiset - Um elefante na sala da redação
5. Bem-vindo à Marte
6. Um mês na Greene Street
7. Alan Bean mais quatro
8. Nossa cidade hoje com Hank Fiset - À vontade na Big Apple
9. Quem é quem?
10. Um fim de semana especial
11. Estas são as reflexões do meu coração
12. Nossa cidade hoje com Hank Fiser - De volta do passado
13. O passado é importante para nós
14. Fiquem com a gente
15. Procure o Costas
16. Nossa cidade hoje com Hank Fiset - Sua Evangelista, Esperanza
17. Steve Wong é prefeito


0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário

Obrigada pelo seu comentário, ele é muito importante para mim!