Resenha de HQ | Kombi 95 (Thiago Ossostortos)

Kombi 95
Thiago Ossostortos
R$ 39,90
ISBN-13: 9788582466094
ISBN-10: 8582466099
Ano: 2017 / Páginas: 128
Idioma: português
Editora: Plot!
Anos 90. Regras: não há regras. A música é revolucionada ao vivo na televisão de um Brasil pré-internet. As rodinhas dos patins se enfileiraram. Estudantes lotam o Playcenter. Milhões de salgadinhos são vendidos por dia, mas tudo por causa de um pequeno disco de plástico dentro dos saquinhos. As tardes de domingo são regadas a grupos de pagode, pessoas dançando com garrafas e famosos ensaboados digladiando-se dentro de uma banheira. Um menino desaparece na periferia da Grande São Paulo. Os boatos de uma gangue de palhaços que sequestra crianças para o tráfico de órgãos agitam um bairro, levando um grupo de amigos a fazerem justiça com as próprias mãos. Acompanhe essa história de erros, acertos e vidas colocadas em risco no meio da efervescência de uma década que se recusou a morrer.


Assim que eu vi essa HQ eu soube imediatamente que queria lê-la. Quem viveu a juventude nos anos 90 há de concordar comigo que foi muito da hora. Acho que só perde para a dos anos 80 porque enfim... melhores bandas de rock, melhores shows, tudo. Mas os anos 90 foram de mais. 

Talvez essa moçadinha mais jovem não se lembre, mas se você, assim como eu, viveu sua adolescência nos anos 90, vai adorar essa HQ pelo simples fato de que ela é hiper nostálgica. Aqui você vai encontrar tudo aquilo que a gente tinha naquela época, como álbum de figurinha dos Cavaleiros do Zodíaco, ficha de telefone público, pirocóptero (ahahaha era um pirulito com uma hélice que lembrava um helicóptero), Mamonas Assassinas (AAAAA!), Banheira do Gugu (Sim! Bundas na TV em pleno domingo à tarde, com toda a família assistindo!), Porta da Esperança, Raça Negra, Só pra contrariar, É o tchan hahaha e muito mais.

Thiago Ossostortos combina toda essa vibe noventista com um traço bem característico e ilustrações hipercoloridas. O quadrinista nos conta através desses elementos nostálgicos, a origem de uma lenda urbana de São Paulo, que aterrorizou a cidade nos anos 90, que foi a Kombi dos Palhaços. Diziam que existia uma Kombi branca cheia de palhaços que sequestravam as pessoas para retirar e vender os órgãos. Foi uma loucura, os palhaços de verdade eram agredidos na rua e muitos começaram a ficar sem emprego pois as pessoas estavam com medo. 

Na HQ, Ossostortos conta a história de um menino que desapareceu nas ruas de SP e seus amigos vão fazer de tudo para tentar encontrá-lo. A história é meio doida, em alguns momentos não faz muito sentido, mas tudo pela nostalgia de rever coisas que tínhamos naquela época. Eu lia e morria de rir, tirava fotos das páginas para mostrar pros amigos, me diverti horrores!! 

Recomendo demais! Talvez não tenha tanta graça pra essa moçada que nasceu de 2000 pra cá, mas com certeza pra galera que tem a partir de 30 anos vai render boas risadas e uma alta dose de nostalgia. Amei! 
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário

Obrigada pelo seu comentário, ele é muito importante para mim!