Resenha | O que Alice esqueceu (Liane Moriarty) Semana Especial Liane Moriarty Dia #01


O que Alice esqueceu
Liane Moriarty 
R$ 35,35 até R$ 49,90
ISBN-13: 9788551003466
ISBN-10: 8551003461
Ano: 2018 / Páginas: 416
Idioma: português 
Editora: Intrínseca

Alice tinha certeza de que era feliz: aos 29 anos, casada com Nick, um marido lindo e amoroso, aguardando o nascimento do primeiro filho rodeada pela linda família formada por sua irmã, a mãe atenciosa e a avó. Mas tudo parece ir por água abaixo quando ela acorda no chão da academia... dez anos depois!
Enquanto tenta descobrir o que aconteceu nesse período, Alice percebe que se tornou alguém muito diferente: uma pessoa que não tem quase nada em comum com quem ela era na juventude e, pior, de quem ela não gosta nem um pouco.
Ao retratar a vida doméstica moderna provocando no leitor muitas risadas e surpresas, Liane Moriarty constrói uma narrativa ao mesmo tempo ágil e leve sobre recomeços, o que queremos lembrar e o que nos esforçamos para esquecer.

Você já imaginou acordar e não ter lembrança nenhuma da sua vida nos últimos 10 anos?
É isso o que acontece com a Alice após cair e bater a cabeça. A autora escreveu super bem o quão confuso é isso. 

Me senti no lugar da Alice, ouvindo o que as pessoas falavam, mas nada fazendo sentido: Como assim estavam em 2008 e não em 1998? Ela estava grávida em 98, como poderia esquecer de um momento tão importante, o nascimento da sua filha, chamada carinhosamente de Uvinha. E onde está Nick, seu marido? Ela não é mais amiga da sua irmã? O que ela estava fazendo em uma academia, isso não tem nada a ver com ela. Uma pessoa pode mudar tanto assim?

E aos poucos vamos descobrindo fragmentos de sua vida nesses últimos 10 anos. Alice tem 3 filhos, vive com a agenda cheia e está se divorciando de Nick, um divórcio bem conturbado, parece que eles se odeiam. E por que todos ficam desconfortáveis quando o nome Gina é mencionado? Ao que parece ela era sua melhor amiga. O que aconteceu pra dar fim a essa amizade? Esses são apenas alguns questionamentos da Alice.

Ela tem flashs de lembranças que não fazem sentido a princípio. Além da visão confusa e aterrorizante que temos dela por se ver em uma nova vida, temos outros pontos de vista, o que é ótimo para ir juntando as peças dos anos esquecidos.

Sua irmã, Elisabeth, tem como dever de casa escrever diariamente sobre o que está sentindo para o seu terapeuta. Ela é louca pra ser mãe mas passou por vários abortos. 

Temos grandes reflexões de uma bisavó, no blog da Frannie que escreve sobre a vida da família. Os comentários dos leitores são divertidos e nos pegamos querendo saber o que vai acontecer com Frannie e o misterioso X.

Liane Moriarty tem o dom de escrever sobre coisas cotidianas de uma forma envolvente. É muito interessante acompanhar o conflito da Alice de 1998 com o que ela vai descobrindo da Alice de 2008. Coisas que ela nunca pensou em fazer, a maneira como mudou a sua forma falar, como é querida por alguns e por outros não, promessas feitas no casamento que não foram cumpridas.

Ela ainda ama o Nick, pensou que o casamento fosse durar pra sempre, mas quando se encontram é desprezo o que sentem um pelo outro. O que será que aconteceu? E as crianças? Será que é uma boa mãe?

Em meio a essa confusão de sentimentos e questionamentos talvez Alice consiga descobrir o que deu errado no seu casamento.

Essa história nos faz pensar e tentar lembrar também de como éramos 10 anos atrás. Será que esquecemos de coisas que não deveriam ser esquecidas? Aquelas coisas que importam, as pequenas coisas que fazem a diferença. Com personagens bem construídos e dramas reais é fácil se identificar. A história não perde o ritmo e a leitura flui bem. Leitura mais que recomendada. Já estou querendo mais livros da autora.

23 comentários via Blogger
comentários via Facebook

23 comentários

  1. Olá! Terminei de ler recentemente esse livro e mais uma vez a autora me encantou com sua escrita.
    Bjkas

    http://www.acordeicomvontadedeler.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela escreve muito bem. Espero que logo seja lançado mais livros dela.

      Excluir
  2. Nossa que livro e rsse, quero muito ler,pare pa uma história incrível e vai fazer a gente pensar diferente,,,, fiquei muito curiosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciana
      É mesmo. Espero que goste tanto quanto eu ;)

      Excluir
  3. Que livro é este?!! Que estória emocionante e cativante!! A Alice é uma guerreira, uma pessoa que sabe viver o momento, forte, determinada!! Fiquei super querendo ler este livro, conhecer os personagens, saber como termina esta estória. Sem dúvida esta é uma narrativa inspiradora, principalmente para mim!! Gostaria muito de ler, apesar de saber que eu irei me emocionar muito!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um ótimo livro.
      Em todos os livros da Liane vc vai encontrar histórias emocionantes.
      Recomendo!

      Excluir
  4. Conheci a Liane através de Pequenas Grandes Mentiras, a série e o livro, que é bem pesado. Bom saber que ela consegue escrever algo que é, de certa forma, mais leve. A história desse me lembrou um pouco A Vez da Minha Vida, da Cecelia Ahern (mas bem pouco mesmo), acho que deve ter sido o fato de refletir sobre o que aconteceu e tentar ajeitaras coisas. É massa também que o nome da protagonista seja Alice e talvez isso tenha referência com Alice no País nas Maravilhas, né? Não sei, acho que tenho que ler pra descobrir hahah
    Adorei, Dana!
    cheiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lorena
      Pequenas grandes mentiras é meu livro preferido da Liane.

      Adoro os livros da Cecelia, acho que todos passamos por esse momento de "será que minha vida está no rumo certo!?"

      Com a Alice, além do nome em comum, podemos fazer esse comparativo de acordar e nada parecer fazer sentido. Uma loucura.

      Leia! Vale muito a pena.

      Excluir
  5. Oi. Tenho Pequenas, Grandes, Mentiras da autora mas aina nao o li, mas é uma autora que desejo muito conhecer. Quando vi este livro, amei por ter o nome de minha avó paterna, mas nao me aprofundei no assunto. Já li algumas resenhas e em todas me lembrei de alguns filmes em q o personagem se esquecia do dia vivido e só se lembrava do passado (ex: como se fosse a primeira vez), e são filmes q amo. Sei q vou amar O que aconteceu com Alice, saber o q de fato aconteceu, o porque e como, e ainda como ela lidará com a situação, é o q mais me empolga, espero ter uma leitura maravilhosa. Cara esquecer 10 anos de sua vida em uma taca só deve ser muitoo dolorido/complicado/dificil.

    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fran
      Pequenas Grandes Mentiras é meu livro preferido da Liane.

      É assustador acordar e perceber que vc "perdeu" 10 anos da sua vida.
      A autora soube escrever bem sobre esse sentimento.
      Boa leitura!!

      Bj

      Excluir
  6. Olá,
    Ainda não conheço a escrita de Liane Moriarty, mas a cada resenha que leio e vejo muitas pessoas que leram comentando fico mais curiosa para saber.
    Esse livro deve ser maravilhoso porque ela descreve os personagens como pessoas reais, podemos nos identificar com eles.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que em breve vc tenha oportunidade de conhecer.
      Ela escreve super bem e em todos os seus livros tem personagens bem reais. A gente se identifica mesmo.
      Bjs

      Excluir
  7. Amo os livros da Liane!!! É essa capa é a preferida!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Intrínseca tá arrasando nas capas. Uma mais linda que a outra *-*

      Excluir
  8. Me imagino no lugar da Alice, que situação!! Deve ser desesperador você se esquecer da sua vida, da sua família! Quero ler esse livro e viver esse drama junto com a Alice!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito tenso.
      Mas como tudo na vida é aprendizado, Alice ganhou com o que aconteceu tbm.
      Boa leitura!

      Excluir
  9. haaa adorei sua resenha, quase comprei ele esse m^`es, massss... a lista de desejados ta grande hahaha com toda certeza irei ler/ comprar em breve!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jéssica
      Espero que quando conseguir comprar ele fure sua lista de leitura e vc goste tanto quanto eu ;)
      Hahaha
      Bj

      Excluir
  10. Oi, ainda não li nada da autora, mas essa resenha é muito interessante. Fiquei muito curiosa para saber sua reação diante das coisas "novas" da sua vida, e como ela vai reagir a tanta informação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andreza
      É um bom livro pra conhecer a escrita da autora.
      Espero que goste :)

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Eu li o livro O segredo do meu marido dessa autora, e me apaixonei pela escrita dela, como ela tem o dom de nos envolver na história e fazer entender os dramas das personagens! Adorei sua resenha, fiquei imaginando toda a confusão que se passa na cabeça da Alice quando acordou e tinha se passado 10 anos!!! É de enlouquecer né...não vejo a hora de ler esse livro e descobrir tudo que vai acontecer! Parabéns pela resenha deliciosa de ler!Beijão!!!

    ResponderExcluir
  13. Olá! Estou doida pra ler esse livro, gosto muito da escrita da Liane Moriarty, gostei muito do livro O segredo do meu marido, dessa autora, cada resenha que vejo dele me deixa ainda mais curiosa em conferi essa história.
    Bjs

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário, ele é muito importante para mim!