Resenha | O segredo de Helena (Lucinda Riley)

O Segredo de Helena
Lucinda Riley
R$ 32,20 até R$ 39,90
ISBN-13: 9788580418385
ISBN-10: 8580418380
Ano: 2018 / Páginas: 464
Idioma: português
Editora: Arqueiro
Helena nunca esqueceu o verão que passou na mágica Pandora, a casa de seu padrinho no Chipre, onde, cercada por oliveiras e pelo verde-esmeralda do Mediterrâneo, ela se apaixonou pela primeira vez, aos 15 anos.
Mais de duas décadas depois, tendo herdado a antiga propriedade, ela retorna a Pandora para mais um verão, dessa vez em companhia do marido e dos filhos. No entanto, Helena sabe que voltar àquele lugar pode trazer à tona segredos que ela preferia esconder.
Um desses segredos envolve Alex, seu filho mais velho, fruto de uma relação anterior a seu casamento. Com uma inteligência acima da média, ele vive a difícil transição para a vida adulta e está determinado a descobrir a identidade de seu verdadeiro pai.
Enquanto o verão avança e pessoas do passado de Helena reaparecem, Pandora parece pronta a revelar os mistérios que ocultou por tantos anos e que, uma vez descobertos, farão com que a vida de Helena, e de sua família, nunca mais seja a mesma.

Os livros que li da Lucinda, A casa das orquídeas e A garota do penhasco, ficavam alternando entre presente e passado e sempre tinham segredos envolvidos na trama e eu gostei. Quando vi esse lançamento, que já vinha com segredo no título, logo quis ler.

A história se passa em Chipre, maior ilha do Mediterrâneo Oriental também conhecida como ilha de Afrodite, deusa do amor e da beleza, e que segundo a lenda, teria nascido lá. A descrição do lugar, embora pequena porque o foco da história são os dramas familiares, despertou o interesse de pesquisar imagens e ver se realmente era tão bonito quanto imaginei. Fiquei encantada, é um lugar lindo e assim como os personagens, fiquei com vontade de passar as férias lá.

Helena recebeu de herança do seu padrinho uma casa batizada de Pandora. E assim como na mitologia grega, da caixa de Pandora, que após aberta deixou escapar todos os males no mundo, a volta de Helena para casa onde passou férias na adolescência fará com que segredos do seu passado sejam descobertos também.

Helena tem 3 filhos, é casada com William, mas ninguém sabe quem é o pai do seu filho mais velho, Alex. A história começa quando Alex volta a Pandora depois de 10 anos e encontra o diário que escreveu aos 13 anos, quando sua mãe recebeu a casa de herança e sua família foi passar as férias lá. O melhor amigo de William, Sacha, sua esposa, Jane e os 2 filhos, a melhor amiga da Helena, Sadie e a filha do primeiro casamento do William, Chloe, também estavam em Pandora.

O começo do livro é meio parado, mas quando essa galera toda chega as coisas começam a acontecer e a leitura melhora. Cada personagem tem seu drama que vai se desenvolvendo e é legal acompanhar o decorrer da história de cada um.

A narrativa intercala nos acontecimentos de Pandora na visão de Helena e nas anotações do diário do Alex. A primeira pessoa a voltar do passado de Helena é Alexis, seu primeiro amor, o que causa um desconforto nos homens da casa. Gostei de como os relatos de Helena e Alex se completavam em alguns casos.

O segredo de Helena é um livro de descobertas. Revelação de um grande segredo como esperado, mas que no decorrer da leitura fica fácil deduzir e não surpreende. Aliás quando as coisas encaminham pra revelação, a leitura volta a ser cansativa porque as coisas não empolgam. Nesses momentos a Helena me irritou, porque queria continuar escondendo a verdade. O que mais gostei na leitura foi o amadurecimento de alguns personagens, o autoconhecimento, a descoberta do que é importante, e que ás vezes uma mudança faz bem. Também é aquele livro que nos faz pensar sobre os "E se..." da vida. As consequências das nossas escolhas e como isso pode afetar as pessoas mesmo depois de tantos anos.

O livro tem seus altos e baixos, tanto nas tramas que vão sendo desenvolvidas paralelas ao segredo da Helena, como nos personagens. Tem momentos que gosto de alguns deles, outros não, principalmente Helena e Alex, personagens principais. Em alguns momentos entendia as motivações deles e em outros não. A leitura não atingiu a minha expectativa, é bom, mas não tão bom assim.


1 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Um comentário

  1. Confesso que fiquei um pouco decepcionada com o grande segredo da Helena. Acredito que se ela tivesse sido honesta lá no início, não teria sido algo problemático.
    Bjkas

    http://www.acordeicomvontadedeler.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário, ele é muito importante para mim!