Resenha | Praia de Manhattan (Jennifer Egan)


Praia de Manhattan

Jennifer Egan
R$ 28,30 até R$ 39,99
ISBN-13: 9788551003275
ISBN-10: 8551003275
Ano: 2018 / Páginas: 448
Idioma: português
Editora: Intrínseca

Praia de Manhattan, livro escrito por Jennifer Egan, é uma reflexão bem pesada sobre o papel da mulher durante os anos da segunda guerra mundial, e oficialmente um livro que mostra a realidade entre você ser uma mulher de casa que cuida dos filhos e a mulher que persegue seu sonho em virar mergulhadora.
Anna Kerrigan, é a protagonista, nela vemos sua busca em cuidar da sua irmã que possui deficiência e trabalhar no Arsenal da Marinha. Passado um tempo, encontra-se com Dexter Styles, um gângster famoso de Nova York, que conheceu durante sua infância após a visita de seu pai e ela na casa dele.  
Tributo à tradição dos grandes romances americanos, o novo livro da vencedora do Prêmio Pulitzer acompanha Anna Kerrigan e Dexter Styles em um universo noir povoado por gângsteres, mergulhadores e banqueiros durante os tempestuosos anos 1940. Com quase 12 anos, Anna acompanha o pai à casa de Styles, uma figura enigmática que pode ser crucial para a sobrevivência de sua família. Durante a visita, ela fica completamente hipnotizada pelo mar em volta da construção e pelo mistério que ronda a relação entre os dois homens.
Anos depois, o pai de Anna desaparece. Já adulta, ela se torna a primeira mulher mergulhadora e conserta os navios que vão ajudar o país durante a Segunda Guerra Mundial. É nesse cenário que, em uma noite de folga, reencontra Styles em uma boate. Certa de que ele pode ajudar a desvendar os segredos que envolvem a história do pai, Anna inicia uma relação tão improvável quanto perigosa.




No decorrer do livro, já sabemos que Dexter está envolvido no desaparecimento do pai de Anna, e é neste desenvolver que vamos descobrindo vários segredos de ambos os mundos.

Desenvolver a história de Anna neste livro é um pouco traiçoeiro, uma hora é aquela mulher forte, guerreira, persistente... Outra hora, ela nos surpreende, seu lado mais humano vemos nas cenas dela com sua irmã. Anna cresceu cuidando de Lydia, indo a médicos, sempre tentando proporcionar o máximo de conforto a ela, em conjunto com a sua mãe. 

Outro ponto bastante perceptível, é o relacionamento com seu pai, bastante afetuoso, ele era sua companhia de sempre, já que o acompanhava nos encontros de trabalho, e é por isso que vemos o motivo da busca por respostas sobre o desaparecimento, ao em vez de esquecer ou até ‘odiar’, ela sempre quis saber o que havia acontecido com ele.

Temos cenas de Anna quando era criança, além de poucos flashbacks, mas vale ressaltar o foco desse livro, que é a luta da mulher em encontrar seu lugar em um mundo monopolizado por homens. 
Durante uma saída de Anna com uma amiga, ela vê uma equipe aprontando um homem para mergulhar, foi nessa hora que ela descobriu sua vocação, se transformar em uma mergulhadora.

Além disso, também lemos sobre o mundo de Dexter Styles, por ser um dos maiores gangster de Nova York, aproveitamos para ver como funciona seu trabalho, sua relação com a família, entre vários outros.

Quando li a sinopse, achava que teria um pouco mais de suspense, mas foi ao contrário, são cenas realistas para aquela época, e é perceptível que a autora fez uma vasta pesquisa para compor algumas passagens históricas do livro, foi uma leitura bastante enriquecedora.

Portanto, ‘Praia de Manhattan’, tem uma escrita mais densa, porém a jornada de Anna é fascinante, sua luta, a emoção trabalhada através da leitura que te contagia, porque durante a leitura sempre torci por Anna.

Acreditem, leiam este livro!!! Foi um livro, bem construído e uma leitura envolvente.

1 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Um comentário

  1. Oi Carolina, tudo bem?
    Agradeço muito pela dica, pois quando o livro foi lançado ele meio que passou despercebido. Mas lendo a sua resenha, acho que daria uma chance para ele.
    Bjkas

    http://www.acordeicomvontadedeler.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário, ele é muito importante para mim!