Resenha | O touro Ferdinando (Munro Leaf)

O Touro Ferdinando
Munro Leaf
R$ 24,99 até R$ 27,99
ISBN-13: 9788551002650
ISBN-10: 8551002651
Ano: 2017 / Páginas: 72
Idioma: português 
Editora: Intrínseca

Um dos maiores clássicos da literatura infantil. A história que deu origem ao filme da Fox, dirigido por Carlos Saldanha
Com mais de 80 anos de vida, o simpático Ferdinando continua em boa forma. Sua história não envelheceu um dia sequer, ainda hoje conquistando corações e inspirando o respeito pelas diferenças.
Publicado originalmente em 1938, O touro Ferdinando marcou gerações no mundo todo, tendo sido traduzido para mais de 60 idiomas. Com uma narrativa singela, uma união perfeita entre as ilustrações e o texto de humor delicado, o livro conta a história de um touro que, apesar de seu tamanho e sua força, não tem interesse em lutar nas touradas. Tudo que ele quer é cheirar as flores e ficar quietinho no seu canto, mas às vezes o mundo à nossa volta não compreende aqueles que são diferentes da maioria.
Com um personagem encantador e ilustrações impecáveis, a obra traz uma mensagem universal e atemporal e certamente será amada também pelo público brasileiro.


Gente do céu! Eu morria e não sabia que O touro Ferdinando era um clássico da literatura infantil. O livro é de 1938, mas eu só conheci a história quando soube do lançamento do filme, embora eu ainda não tenha visto o filme.

Pedi o livro pois estou com uma missão de disseminar o hábito da leitura entre os pequenos que me cercam, então sempre que tenho oportunidade junto a alguma editora parceira, peço um livro infantil e, após a leitura, dou o livro para uma criança se deleitar com a história. Dessa vez o livro escolhido foi o O touro Ferdinando. Vou contar um pouquinho da história pra vocês.

Ferdinando sempre foi diferente. Enquanto todos os outros touros queriam se exibir como mais fortes, mais velozes, etc, para participar das famosas touradas de Madri, o Ferdinando só queria ficar ali debaixo da sua árvore preferida, cheirando as flores, pois ele amava o cheirinho delas. Ferdinando, é como eu digo, um cara bem de boas.

Só que um dia vai uma galera lá em busca de um touro bem forte, rápido e bravo para levar para as touradas em Madri. Enquanto todos os outros touros ficavam lá se exibindo, pulando, dando cabeçadas e correndo para mostrarem que eram bons o suficiente para serem escolhidos, o nosso Ferdinando só observava a tudo, e foi se sentar debaixo do seu Carvalho preferido. Porém ao sentar, ele sentou em cima de uma abelha e levou uma ferroada no seu popô! E aí vocês já podem imaginar a confusão... ele saiu correndo, dando cabeçadas, pulando, etc... e obviamente chamou a atenção dos homens que foram lá pra escolher um touro! E é claro que o Ferdinando foi escolhido. 

É incrível o que uma historinha tão singela pode provocar na gente ne? Imagino que se eu tivesse lido esse livro quando criança, quando adolescente e agora na idade adulta, teria percepções diferentes acerca da história. O touro Ferdinando é uma belíssima lição de RESPEITO. Acima de tudo, respeito às diferenças. Nos mostra que somos muito mais do que um "estereótipo". Que não temos obrigação de agir da maneira como os outros esperam. 

Estamos vivendo em um mundo cada vez mais cheio de ódio, intolerância e violência. As pessoas estão perdendo cada vez mais a capacidade de lidar com o que é diferente. Ferdinando nos mostra em poucas páginas que ele sempre soube quem era, desde filhote ele sabia que era diferente e mesmo assim permaneceu seguindo seus princípios. Ele nunca se traiu para atender às expectativas de ninguém. E é bem isso mesmo, a gente precisa se respeitar, não devemos jamais mudar a nossa essência pra tentar se encaixar no mundo.

Amei esse livrinho lindo e já estou indo ver o filme. A edição da Intrínseca tem capa dura e umas ilustrações a coisa mais lindinha do mundo. Perfeito para trabalhar na escola ou mesmo pra ensinar ética às crianças, em casa. Super recomendado!! 
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário

Obrigada pelo seu comentário, ele é muito importante para mim!