Resenha | A casa dos pesadelos (Marcos DeBrito) + SORTEIO

A Casa dos Pesadelos
Alguns traumas são difíceis de superar. Outros, seria melhor esquecer.
Marcos DeBrito
R$ 17,90 até R$ 25,42
ISBN-13: 9788595810099
ISBN-10: 8595810095
Ano: 2018 / Páginas: 144
Idioma: português
Editora: Faro Editorial

Dez anos depois de estar cara a cara com aquela assombração, Tiago finalmente concorda em voltar à mesma casa para visitar sua avó. Agora adolescente, ele pretende provar para si mesmo, que a terrível imagem que o aterrorizara nas madrugadas por tanto tempo, não passava de uma criação tenebrosa da infância. Mas, ao chegar no casarão, o jovem se depara com o misterioso quarto de seu falecido avô, agora mantido fechado, e tratado como espaço proibido. As restrições com relação ao aposento, as sensações e barulhos no meio da noite logo alimentam nele a suspeita de que algo terrível habita o local. Tomado por uma estranha coragem e desejo de ver-se finalmente livre do medo, tudo que o rapaz deseja é descobrir o que há por trás daquela porta. Então, o pesadelo toma novo impulso quando a figura sombria da infância mostra-se real novamente... mas, desta vez, ela quer atacar o seu irmão mais novo. Determinado a impedir que o caçula passe por terror semelhante, Tiago, mesmo apavorado, decide enfrentar a criatura. E o que descobre expõe terríveis segredos do passado que ninguém poderia imaginar.


Não sei nem por onde começar a escrever essa resenha porque ainda estou muito impactada pela última página. Já terminei há mais de uma semana mas ainda não me sinto pronta para falar sobre ele. Mas não poderia esperar menos de um livro do Marcos DeBrito. Sou declaradamente fã do autor desde À sombra da Lua, e sempre fico muito ansiosa quando ele anuncia um novo livro. Acompanhei suas postagens sobre este livro e a cada ilustração ou comentário eu ficava com mais vontade de ler. Mas vamos lá, vou tentar revelar o mínimo possível para não estragar a experiência de ninguém. 

O adolescente Tiago passou por uma experiência extremamente traumática quando tinha seis anos de idade. No casarão de sua avó materna habita uma criatura horrenda que visitava o menino durante as madrugadas. O trauma foi tão desmedido que o garoto não conseguiu mais voltar a visitar a avó pelos dez anos seguintes, e precisou inclusive de terapia para tentar superar o medo entorpecente da assombração. 

Como ninguém acreditou na criança, ele cresceu apavorado e tornou-se um rapaz recluso, ouso dizer até anti-social, que faz acompanhamento psicológico há dez anos para tentar superar o medo que tem daquele monstro que permeia seus pensamentos. Agora ele precisa resolver essa "pendência" e provar para si mesmo que aquele monstro não era real, mas apenas fruto de sua imaginação. Tiago então concorda em voltar à casa da sua avó, junto de sua mãe e Bruno, seu irmão mais novo.

Quando Bruno começa a ouvir os mesmos barulhos estranhos e ver a criatura, Tiago decide enfrentar de vez o seu maior medo para tentar proteger o irmão mais novo desse espectro, que tira sua paz e assombra seus sonhos há dez anos. 

Como já é de praxe nos livros do Marcos, ele narra a história de uma forma bem poética, usa palavras rebuscadas e isso pode parecer um pouco estranho para quem está lendo sua obra pela primeira vez. Isso particularmente me agrada muito, até me ensina palavras novas! HaHa No entanto, fiquei um pouco temerosa pela quantidade de páginas, apenas 144, ficava me perguntando como alguém conseguiria colocar algo tão apavorante em tão pouca quantidade de páginas. Mas o Marcos conseguiu. 

As descrições que o autor faz acerca da casa, dos seus barulhos, dos cômodos e objetos, tornam a leitura ainda mais instigante pois, a casa que antes parecia só ser um cenário, passa a tornar-se também um personagem da história. É importante prestar atenção aos mínimos detalhes pois eles farão total diferença após a revelação do mistério. 

A história é narrada atualmente, mas é interrompida por flashbacks de Tiago enquanto criança. A edição da FARO EDITORIAL está incrível, as páginas de flashbacks são cor de laranja, há ilustrações para tornar tudo muito mais perturbador. A edição é para mim um diferencial super importante. É um livro que dá gosto folhear, ler e guardar na estante. Parabéns à editora por continuar apostado tanto em livros com edições incríveis e preços super justos!! 

Confesso que descobri o mistério por dois detalhes, que obviamente não posso falar. Mas mesmo tendo adivinhado, eu não queria acreditar, eu me recusava, era de mais pra mim. Foi um final extremamente chocante. O único ponto negativo, em minha opinião, foi o final aberto. Terminou em uma cena crucial, dando ao leitor total liberdade de imaginação sobre o que aconteceria posteriormente. Isso me perturbou muito, mas isso é porque EU não gosto de finais abertos. Se você é OK com este tipo de final, é só correr pro abraço! Marcos, escreve um conto dando um final alternativo que seja! HaHa

No mais, recomendo fortemente a leitura para quem gosta de horror psicológico. Não há cenas sangrentas e nem nojentas, não há descrições escancaradas como em O escravo de Capela, aqui a coisa é mais insinuante, mas nem por isso é menos repulsiva. O final é pesado. Leiaaaaaaaaam!

SORTEIO!!!!

15 comentários via Blogger
comentários via Facebook

15 comentários

  1. Oi Dana, tudo bem com você?
    Li o livro recentemente e fiquei completamente abismada com a revelação em si. Foi o tipo de leitura que me impactou, por conta da temática.
    O final realmente ficou aberto, mas não me incomodou muito nesse caso, pois o foco era a resolução do mistério em si.
    Bjkas

    http://www.acordeicomvontadedeler.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol! Eu me incomodei um pouco porque eu queria saber o que o Tiago ia fazer hahahaha ja q ele terminou com a barra la e tals... amei a leitura, muito louco ne? obrigada pela visita <3

      Excluir
  2. Jordana!
    Assim, Como já li outros livros do autor, no meu entender, o que ele gosta mesmo é de surpreender no final e isso aconteceu.
    O livro está sendo 'vendido' como uma coisa e na verdade é um thriller psicológico.
    Fato é que como curiosa, quero ler para conferir.

    Participo e sairá divulgação no blog.
    Rudynalva Correia Soares
    rudynalva@yahoo.com.br
    “Sou uma pessoa insegura, indecisa, sem rumo na vida, sem leme para me guiar: na verdade não sei o que fazer comigo.” (Clarice Lispector)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA JUNHO - 5 GANHADORES
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy! Então, é verdade, ele gosta de surpreender. O final é insano demais! Obrigada pela visita! beijo <3

      Excluir
  3. Oi!
    Acabei de comprar o livro, louca pra ler 😉

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paty! vc ja leu? o q achou do final?!
      insanooooo! bjsss

      Excluir
  4. Participando. Boa sorte a todos.
    Olha, na verdade eu fiquei sabendo do sorteio e do pela divulgação que a Rudy fez no blog dela. Moro em São José do Rio Preto SP, não tenho certeza mas as pesquisas que fiz e pela localização do meio creio ser Sudeste (nunca reparei nisso kkk).

    Bjsss

    ResponderExcluir
  5. Nossa, amei a resenha... doida pra ler
    bjs
    Luuh Ferreira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é completamente surpreendente Luiza, vc vai amar! boa sorte no sorteio!bjs

      Excluir
  6. Participando e torcendo para ganhar!!
    Francisca Elizabete
    beti_bezerra@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto de trailers psicológicos e desde que soube do livro e mais detalhes sobre o enredo fiquei muito interessado. Fico curioso com esse final e muito ansioso pra fazer essa leitura também.
    Evandro
    atraentementebooks@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Evandro, obrigada pelo comentário. O livro é surreal, completamente surpreendente! Abraço!

      Excluir
  8. Eu ganhei o livro no sorteio, o li recentemente e super me identifiquei com o Tiago e os problemas dele, só não esperava a reviravolta do final, eu sempre acho livros de suspense chatos porque tem um final previsível, mas esse me surpreendeu! Confesso que eu esperava algum tipo de criatura sobrenatural envolvida, mas do meio pro fim você acaba pensando meio que Scooby Doo, os monstros são os próprios seres humanos. Preciso dizer que todo o design do livro é lindo, a Faro Editorial caprichou muito nele!

    PS: Shippei Tiago e Camila

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário, ele é muito importante para mim!