I Jornada de Ficção Científica do CAFCA acontece em 27 e 28 de novembro no Centro de Humanidades

Atividades são resultado dos encontros do CAFCA, grupo de estudos em ficção científica da UFC; evento será aberto a toda a comunidade



Acontece nos dias 27 e 28 de novembro, na área 2 do Centro de Humanidades, a I Jornada de Ficção Científica do CAFCA (Célula de Análise em FIcção Científica Audiovisual da UFC), grupo de estudos criado pelo Programa de Educação Tutorial dos Cursos de Comunicação (PETCom). O evento é gratuito e aberto ao público.

O grupo de estudos foi criado no início do semestre letivo com a proposta de entender as obras de ficção científica audiovisual enquanto ferramentas para a compreensão da realidade. Agora, como resultado das discussões feitas semanalmente durante o semestre, o grupo organiza sua primeira jornada. A iniciativa visa trazer à tona os diversos debates possíveis com os temas, bem como ampliar as possibilidades no âmbito da pesquisa na academia, que até pouco tempo estigmatizava os estudos na área.

No decorrer dos encontros, foram objetos de reflexão a origem da ficção científica até suas ramificações de gênero, dentre elas a vertente fantástica, o steampunk, o cyberpunk e o afrofuturismo.

Na mesa de abertura, a Jornada reafirma o potencial de estudo com a mesa "Por que estudar ficção científica?", ministrada pelo professor Ricardo Jorge, do curso de Jornalismo da UFC, também orientador do projeto. Participa também Lucas Bernardo, que investiga o assunto no mestrado em Comunicação da mesma universidade.

As inscrições podem ser realizadas por meio de formulário online. A participação nas atividades garante certificados de atividades complementares. Informações adicionais, como a programação completa, podem ser encontradas na página oficial do grupo no Facebook e no perfil oficial do Instagram.

SERVIÇO
I JORNADA DE FICÇÃO CIENTÍFICA DO CAFCA
Data: 27 e 28 de novembro, a partir das 14 horas
Local: Auditório José Albano, Centro de Humanidades I, Universidade Federal do Ceará, Campus do Benfica
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário

Obrigada pelo seu comentário, ele é muito importante para mim!