Resenha + Sorteio | Teto para dois (Beth O'Leary)


Teto Para Dois
Tiffy e Leon dividem a cama. Tiffy e Leon nunca se encontraram.
Beth O'Leary
R$ 39,90
ISBN-13: 9788551005415
ISBN-10: 8551005413
Ano: 2019 / Páginas: 400
Idioma: português
Editora: Intrínseca

Eles dividem um apartamento com uma cama só. Ele dorme de dia, ela, à noite. Os dois nunca se encontraram, mas estão prestes a descobrir que, para se sentir em casa, às vezes é preciso jogar as regras pela janela.

Três meses após o término do seu relacionamento, Tiffy finalmente sai do apartamento do ex-namorado. Agora ela precisa para ontem de um lugar barato para morar. Contrariando os amigos, ela topa um acordo bastante inusitado.
Leon está enrolado com questões financeiras e tem uma ideia pouco convencional para arranjar dinheiro rápido: sublocar seu apartamento, onde fica apenas no período da manhã e da tarde nos dias úteis, já que passa os finais de semana com a namorada e trabalha como enfermeiro no turno da noite. Só que tem um detalhe importante: o lugar tem apenas uma cama.
Sem nunca terem se encontrado pessoalmente, Leon e Tiffy fecham um contrato de seis meses e passam a resolver as trivialidades do dia a dia por Post-its espalhados pela casa. Mas será que essa solução aparentemente perfeita resiste a um ex-namorado obsessivo, uma namorada ciumenta, um irmão encrencado, dois empregos exigentes e alguns amigos superprotetores?

Teto para dois entrou na minha lista de leitura porque vi que os protagonistas iam conversar através de post-its, e eu adoro ler livros com trocas de mensagens, e-mails, cartas, mas com post-it seria a primeira vez...rs. 

Como não leio sinopse, tudo o que envolve a trama foi inesperado pra mim. Confesso que ao ver essa capa, imaginei que seria aquele romance leve, bem água com açúcar, mas apesar de tratar certos assuntos de uma forma leve, a autora não deixou de abordar temas sérios e que precisam ser debatidos.

O livro tem capítulos alternados entre os personagens Leon e Tiffy.
Leon é enfermeiro e trabalha no período noturno. O seu tempo livre é divido com a namorada (ele passa todo o final de semana na casa dela), a busca por um amor antigo de um dos seus pacientes, um idoso que que não pode viver seu amor durante a guerra, e a preocupação constante com o irmão que está preso, aguardando julgamento. Por precisar de mais dinheiro para pagar o advogado, ele decide sublocar seu apartamento, o problema é que só tem um quarto e ele vai ter que “dividir” a cama com a pessoa. No caso a pessoa escolhida poderia ficar no apartamento no período da noite a aos finais de semana, eles não podem estar no apartamento no mesmo horário. Das pessoas que demonstraram interesse por esse acordo, ele escolhe a Tiffy, mas sua namorada toma a frente da negociação porque ela não quer que Leon tenha o menor contato com a mulher com quem vai dividir o apartamento.

Tiffy precisa encontrar um novo lugar pra morar, após 3 meses do término do namoro com Justin, ele diz que ela precisa sair do apartamento. Com pouca grana para o aluguel, Tiffy encontra na proposta de Leon a solução. Apesar dela e seus amigos acharem toda a situação bem esquisita, ela decide arriscar. Tiffy é editora, se veste de um jeito fora do padrão, ela gosta de roupas estilosas e alegres (tipo a Lou de Como eu era antes de você) e está fazendo terapia. Aos poucos vamos descobrindo junto com ela, como o relacionamento que ela tinha com o ex era abusivo. Aqui a autora aborda o abuso psicológico e com a terapia Tiffy vai lembrando de momentos em que Justin mexeu com a sua cabeça, o que serve de alerta.

Outro assunto que vale a pena ser debatido, está diretamente relacionado ao meu personagem preferido, Richie, irmão mais novo de Leon. Richie está preso, e aqui a autora aborda um pouco como funciona o sistema, a falta de recursos, de um bom advogado e como tudo isso compromete uma investigação. Richie apesar de estar preso, mantém seu bom humor, na medida do possível, e era ele o responsável pelos momentos mais leves do livro e que me faziam rir.

Na troca de mensagens através de post-its espalhados pela casa, Tiffy e Leon vão criando um laço e pela forma que escrevem percebemos bem como eles tem personalidades diferentes e ficamos na expectativa de quando finalmente eles vão conversar pessoalmente. Gosto muito quando os livros abordam um bom relacionamento entre irmãos e adorava quando Leon e Richie conversavam. Tiffy é incrível e me emocionou em alguns momentos do livro, assim como fez com Leon. A autora conseguiu que certas partes do livro desse aquele quentinho no coração, assim como outras fossem bem revoltantes. Os personagens secundários, amigos da Tiffy, pacientes do Leon, também são bons personagens que agregaram na história.

Achei o começo do livro bem lento e demorei pra me envolver, e apesar de ser diferente do que eu esperava, o saldo dessa leitura foi positivo. Recomendo.


by Renata Kerolin



7 comentários via Blogger
comentários via Facebook

7 comentários

  1. Delícia de enredo!Eu sou uma romântica incurável e não vejo a hora de poder conferir esse livro. O enredo lembra demais um filme antigo pacas, O Feitiço de Áquila. Mesmo não tendo isso da magia, maldições e afins, mas há um casal que nunca se encontra,mesmo o amor surgindo ali.
    Pode até ter isso do começo mais arrastado, mas não me importo não. Já estou na torcida pelo casal e nos encontros que a vida irá lhe dar!
    Listinha de desejados com certeza!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. Renata!
    Adoro comédias românticas, que livro grande, hein?
    Que esquisito viver na mesma casa e só se comunicar por post it..kkk
    Gosto de narrativas em primeira pessoa no presente.
    Tão bom um livro divertido.
    Pelo jeito foi bom demais mesmo, fiquei com vontade de ler.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Oi, Jordana
    Aii tô louca para lê-lo!
    Achei bem maluca essa ideia de dividirem até a cama, mas parece ser um livro lindo, com muita emoção, drama e divertidíssimo!
    O Leon parece ser bem legal e a Tiffy daquelas personagens que a gente quer guardar num potinho com glitter! rs
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá! Assim que me deparei com esse livro à única certeza que eu tive é que eu precisava conhecer a fundo essa história, e senhores que história maravilhosa, divertida e encantadora. Confesso que fui levada as lágrimas não em alguns, mas em muitos momentos, a escrita foi leve e abordou temas tão pesados (ponto positivo). Conhecer a Tiffy foi um presente e acompanhar ela finalmente se libertando de um passado tão angustiante foi incrível. Todos os personagens tiveram grande importância, eu amei os amigos da Tiffy e o irmão do Leon, e certa menina sem papas na língua, nossos personagens tinham tanto a dizer que em nenhum momento a história se tornou cansativa, pelo contrário, durante a leitura eu me via “faminta” por mais uma página e finalmente respirar com aquele final que me deixou com gostinho de quero mais #soudessas. O único ponto negativo, a meu ver, foram às passagens do Leon, acho que a maneira que foi colocada me deixou com a sensação de estar lendo um texto ainda não revisado, sei lá, pode ser implicância minha, mas nada que tire o brilho da história, por isso já estou aqui de dedos cruzados para ter essa belezinha aqui na minha estante.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Estou doida pra ler esse livro, curto muito esse gênero, cada resenha que leio dele me deixa ainda mais curiosa em conferi essa história que parece ser super divertida.

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Eu adoraria a ideia de ter alguém para conversar com post-its comigo. Imagina que massa!
    Comecei a ler a sinopse mas pulei logo para sua resenha. Não sou muito fã das sinopses também, geralmente são bem artificiais.
    E é claro, estou participando do sorteio, beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oii
    Eu também não costumo ler sinopse, e quando vi esse livro nos lançamentos, nem dei muita atenção. Mas estou vendo bastante gente elogiar ele, e também achei super diferente essa conversa por post-it. Achei bem legal os temas tratados nos livros, e o livro realmente parece ser bem amorzinho. Estou querendo muito ler ele!!

    Beijos ^^

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário, ele é muito importante para mim!